Quinta-feira, 09 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fair

Mundo Vaticano investiga apartamento luxuoso de cardeal

Compartilhe esta notícia:

O cardeal Tarcisio Bertone. (Foto: Luca Bruno/AP)

O Vaticano abriu uma investigação sobre o luxuoso apartamento do seu ex-secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone. A suspeita é que a cobertura tenha sido reformada com dinheiro originalmente designado a um hospital pediátrico da Igreja Católica. Embora o cardeal não seja investigado, dois ex-funcionários da unidade hospitalar são apontados por envolvimento no escândalo financeiro, afirmou o Vaticano na quinta-feira pouco após a imprensa italiana ter antecipado a história.

O ex-diretor do hospital Bambino Gesù, Giuseppe Profiti, e o seu ex-tesoureiro, Massimo Spina, são os investigados no possível caso de corrupção, segundo o Vaticano. A revista italiana L’Expresso, no entanto, divulgou cartas trocadas em 2013 entre Bertone, Profiti e uma construtora inglesa responsável pela reforma do apartamento – em que o cardeal e o então diretor do hospital acertam o suposto pagamento do projeto com recursos do Bambino Gesù.

Em troca, Bertone contribuiria ao desenvolvimento do hospital com a realização de encontros institucionais de cunho político e econômico. As acusações que pesam contra o secretário de Estado de Bento XVI envolvem peculato e apropriação e utilização ilícita de dinheiro. Em comunicado, um advogado do cardeal negou as acusações. Desde 2014, uma série de escândalos financeiros envolvendo o Vaticano vem ganhando força nas manchetes do mundo inteiro. Em seu pontificado, o papa Francisco fez da limpeza das finanças da Santa Sé uma prioridade. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Risco de terroristas obterem material atômico é grande
Presidente da Câmara ironiza protesto e diz estar feliz com o “Fora Cunha”
Deixe seu comentário
Pode te interessar