Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Vaticano não obriga os bispos a reportar abuso infantil

Compartilhe esta notícia:

Diretrizes ainda enfatiza que a obrigação dos bispos é apenas encaminhar as denúncias às autoridades da igreja. (Foto: Reprodução)

Um documento divulgado pela Igreja Católica indica que bispos recém-nomeados não são obrigados a denunciar casos de abuso sexual infantil por parte de padres. Segundo a cartilha, que rege como membros da instituição devem lidar com acusações do tipo, sugere que a decisão de reportar o crime à polícia cabe às vítimas e suas famílias. A orientação, no entanto, vai de encontro à promessa do papa Francisco de uma política de tolerância zero contra agressões a crianças.

As diretrizes ainda apontam que o bispo deve estar a par da legislação local, mas enfatiza que sua obrigação é apenas encaminhar as denúncias às autoridades da Igreja. “De acordo com a leis civis de cada território onde a denúncia [à polícia] é obrigatória, não é necessariamente dever do bispo reportar as suspeitas no momento em que ficam sabendo de crimes ou atos pecaminosos”, atesta o documento.

Apesar de a cartilha reconhecer que a Igreja Católica foi “particularmente afetada” por crimes sexuais cometidos contra crianças, o documento minimiza sua parcela de culpa e afirma que a maior parte dos casos são cometidos por parentes, amigos ou vizinhos, informou o jornal The Guardian. Mas a Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, que aparentemente não influiu muito na redação das regras, sustenta que a denúncia é uma obrigação moral, independente se as leis civis obrigam ou não o registro, conforme uma fonte. As diretrizes são parte de um amplo treinamento de bispos. “É perigoso que tantos acreditem no mito que bispos estão mudando a forma como lidam com casos de abuso, e que tão pouca atenção é voltada quando as evidências que mostram o contrário emergem”, ressaltou um grupo que advoga na causa do abuso infantil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Na Inglaterra, doente mental pode ser submetida a cesárea forçada
Polícia prende 30 traficantes que eram comandados de dentro de um presídio na Região Sul do Estado
https://www.osul.com.br/vaticano-nao-orienta-bispos-a-reportar-abuso-infantil/ Vaticano não obriga os bispos a reportar abuso infantil 2016-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar