Terça-feira, 19 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Curiosidades Veja 9 plantas que funcionam como repelente para mosquitos

Compartilhe esta notícia:

O allium pode ser utilizado em receitas na cozinha. (Foto: Reprodução)

Vamos falar a verdade: tem algo mais chato que aquele barulhinho de mosquito voando ao pé do ouvido quando estamos dormindo? Ou as inúmeras e insuportáveis picadas que coçam sem parar no verão?

Uma raquete elétrica ou loção repelente podem ajudar a contornar o problema, mas uma solução natural pode ser a alternativa útil e agradável. Existem plantas que são verdadeiros repelentes de insetos devido às suas fragrâncias naturais. Elas mantêm os mosquitos irritantes longe ao mesmo tempo em que introduzem aromas maravilhosos em seu jardim.

O ideal é plantá-las em áreas onde os hóspedes estarão com mais frequência – como áreas de estar –, evitando que os mosquitos incomodem as visitas. Ficou interessado?

Confira 12 plantas que ajudam a repelir mosquitos e deixam a casa mais perfumada:

Lavanda

Você já notou que insetos ou mesmo coelhos e outros animais nunca dizimam plantas de lavanda? É por causa de sua fragrância adorável, que vem dos óleos essenciais encontrados nas folhas. Esta planta é muito resistente à seca e precisa apenas de sol pleno e boa drenagem. Embora possa resistir a muitos climas, prospera em áreas mais quentes.

Malmequer

O malmequer, uma flor anual fácil de cultivar, emite um cheiro que afasta os mosquitos. Cultive-o em vasos e o coloque perto do seu pátio ou da entrada de sua casa para manter os insetos longe.

Os malmequeres também são uma adição popular às hortas. De acordo com o Jardim Botânico de Nova York, eles não apenas podem afastar os mosquitos, mas também dissuadir pulgões, tripes, moscas brancas, besouros mexicanos do feijão, percevejos da abóbora e lagarta do tomate.

Citronela

Conhecida por seu cheiro distinto, a grama citronela (ou capim-limão) é o ingrediente natural mais comumente usado em repelentes de mosquitos. O Jardim Botânico do Brooklyn inclusive recomenda plantas com cheiro de limão, como a ela, para manter os mosquitos afastados.

A citronela requer baixa manutenção e se dá melhor em vasos grandes porque não resiste à geada. Mas, em climas mais quentes, pode ser plantada diretamente em uma área ensolarada no solo.

Catnip

A catnip pode ser encontrada prosperando em quase qualquer lugar. É da família das mentas e cresce abundantemente tanto como planta comercial quanto como erva daninha.

É muito fácil de cuidar e pode até começar a invadir outras áreas do seu jardim. No entanto, se você está disposto a renunciar à natureza insidiosa desta planta, elas são repelentes de mosquitos incríveis. Em um estudo da Universidade Estadual de Iowa, a catnip foi considerada dez vezes mais eficaz do que o DEET, o produto químico usado na maioria dos repelentes de insetos.

Alecrim

Outro grande repelente de mosquitos é o alecrim, uma erva com a qual muitos de nós estamos familiarizados. Seu aroma amadeirado é exatamente o que afasta os mosquitos, bem como as traças do repolho e as moscas da cenoura.

Eles se dão melhor em climas quentes e secos e prosperam em vasos, que podem ser ideais para áreas mais frias. Eles também podem ser podados em todos os tipos de formas e tamanhos, somando à decoração.

Enquanto as pragas ficam longe, você pode desfrutar do aroma da erva e também usá-la para temperar os seus pratos na cozinha.

Manjericão

O manjericão é outra erva que pode funcionar como repelente de pragas. O cheiro forte que as folhas de manjericão exalam é o que mantém as pragas afastadas. E como todos os tipos de manjericão funcionam para manter as moscas e mosquitos afastados, fique à vontade para explorar e encontrar os tipos certos de manjericão para misturar em seu jardim.

Esta erva gosta de se manter úmida, precisa de uma boa drenagem e gosta de muito sol. Você pode plantar manjericão em vasos ou no jardim, sozinho ou com outras flores, desde que as duas plantas atendam aos mesmos requisitos.

Allium

Esses bulbos, que incluem alho e cebola, liberam uma fragrância forte que os mosquitos não gostam. Você vai desfrutar das flores caprichosas em forma de globo de allium que parecem flutuar sobre hastes longas.

Além disso, pode também utilizá-las em receitas na cozinha.

Gerânios perfumados

Gerânios perfumados são plantas repelentes de mosquitos populares. O melhor perfume para este fim é o de limão, que lembra a citronela.

A fragrância forte afasta vários tipos de pragas. Essas plantas de crescimento rápido gostam de climas quentes, ensolarados e secos, mas se você estiver em uma área de clima frio, elas podem ser cultivadas em vasos com poda constante.

Hortelã

A hortelã é uma excelente opção não tóxica para afastar mosquitos, moscas e até formigas. Quanto mais forte o aroma, menos insetos você terá.

Plante-a em vasos em seu quintal, onde pode ser facilmente alcançada se você quiser usar uma folha ou duas no seu chá da tarde. Você pode até secar as folhas e usá-las dentro de sua casa como um método natural de controle de pragas.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Curiosidades

Justiça americana determina que a Apple reduza seu controle na App Store
Gloria Pires fala sobre vaidade e decisão de assumir os fios brancos
Deixe seu comentário
Pode te interessar