Quinta-feira, 09 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2019
A temporada do futebol brasileiro chega ao fim e dá início ao tradicional Mercado da Bola. Em 2020, a tendência é que mais uma vez tenhamos diversas alterações e movimentações no mercado de transferências. A expectativa fica para saber se alguém montará um elenco para bater o embalado Flamengo. Confira um balanço de algumas das principais negociações envolvendo alguns grandes clubes do Brasil.
Corinthians
Após a contratação de Luan, primeiro grande reforço para 2020, o Corinthians mantém três negociações em andamento no mercado da bola: Michael, do Goiás, Víctor Cantillo, do Junior Barranquila, da Colômbia, e Sidcley, do Dínamo e Kiev, da Ucrânia. Entretanto, o clube paulista não avançou por nenhum deles. A diretoria corintiana acredita que os clubes esperam a abertura da janela europeia, que abre em janeiro, com a intenção de buscar negociações mais vantajosas e, por isso, o Alvinegro não consegue adiantar os reforços pedidos pelo técnico Tiago Nunes.
Vasco da Gama
O presidente Alexandre Campello adiantou, antes do anúncio do treinador, que o clube não vai fazer grandes contratações nesta temporada. A prioridade será a recuperação das finanças. Porém, o Vasco ainda deve ir atrás de um atacante e um lateral esquerdo para o próximo ano e Braga terá chance de indicar nomes após a reunião. O objetivo da diretoria do cruzmaltino em 2020 é manter a base que terminou bem o Campeonato Brasileiro e buscar reforços pontuais.
Grêmio
Grêmio e Renato Gaúcho chegaram a um acordo e o contrato do treinador está renovado. Depois de um período de negociações, o clube e o treinador ampliaram a ligação por mais um ano. Renato e o Grêmio sempre mostraram intenção em manter o trabalho que dura desde o meio de 2016. Os títulos em série só reforçam o plano de manutenção. O atacante André não está mais nos planos do clube.
Atlético Mineiro
O Atlético-MG anunciou a venda do atacante Luan ao V-Varen Nagasaki, do Japão. Aos 29 anos, o atleta assinou contrato de quatro temporadas com o clube asiático. Ele estava em Belo Horizonte desde 2013, tendo participado das conquistas da Libertadores (2013), Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil (2014). Os valores da transação não foram divulgadas. O time mineiro deve mudar sua fotografia para 2020. O volante Elias não terá seu contrato renovado, e o zagueiro Leonardo Silva deve anunciar sua aposentadoria.
Internacional
O Internacional encaminhou a chegada do lateral direito Rodinei, do Flamengo. O jogador é esperado para assinar vínculo de empréstimo por uma temporada com Colorado. Com 27 anos, Rodinei disputou 27 partidas na última temporada e ocupará uma lacuna no elenco do Inter aberta com a saída de Bruno, que não renovou seu contrato. Heitor, de 19 anos, terminou 2019 como titular. A negociação está prestes a ser concluída, com o atleta se tornando um dos primeiros reforços que o técnico Eduardo Coudet receberá. Além dele, o argentino Damián Musto também está encaminhado.
São Paulo
O fato de Arboleda estar vestido com a camisa do Palmeiras em uma foto postada no Instagram por um amigo não foi bem digerido pelo São Paulo. Segundo apurou o UOL Esporte, o clube cogita aplicar uma multa ao zagueiro por conta da imagem. Além disso, tal questão deve mudar até mesmo a postura do Tricolor paulista em relação ao jogador no mercado da bola.
Bahia
Único jogador anunciado oficialmente até agora pela diretoria tricolor, o meia Daniel estava no Fluminense, time no qual era titular e foi um dos principais garçons no Brasileirão. E o novo status que o Esquadrão alcançou no futebol nacional ficou claro na negociação do atleta de 23 anos. Daniel recusou a renovação com o Tricolor das laranjeiras para fechar com o Bahia. A questão financeira pesou na decisão, já que o Esquadrão paga todos os seus compromissos em dia, e o Flu, assim como diversas outras agremiações, vai na direção oposta.