Sábado, 19 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Mostly Cloudy

Notícias Veja quais os cuidados que devem ser tomados ao fazer uma cirurgia plástica

Compartilhe esta notícia:

Primeiro cuidado é escolher profissional especialista na área. (Foto: Reprodução)

É preciso tomar alguns cuidados, principalmente no pós-operatório, ao realizar qualquer tipo de cirurgia plástica. Eles devem começar antes mesmo de fazer uma cirurgia. Segundo o presidente da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), Alexandre Meira, a primeira coisa que a pessoa deve saber antes de qualquer decisão é saber escolher o profissional que irá fazer a cirurgia, ele deve ser especialista na área. Ele precisa ter registro de qualificação de especialidade, que pode ser consultado no site do Conselho Regional de Medicina.

Segundo SBCP, a cirurgia plástica envolve muitas escolhas a primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar. “Escolhendo um cirurgião membro da SBCP assegura que você selecionou um médico que: completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica; está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica; está submetido a um código estrito de ética; apenas opera em instalações médicas credenciadas”, diz a entidade.

Antes disso, a entidade lembra que a decisão de uma cirurgia deve ser pessoal. “Só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessário sua autorização por escrito no termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido”, informa a SBCP.

Conforme o secretário da SBCP, Dênis Calazans, em esclarecimento no blog da entidade, o segundo ponto é nunca se deixar levar por modismos ou mídias sociais. A entidade recomenda desconfiar de publicidade ostensiva de médicos ou profissionais da área de saúde, sobretudo os grupos de WhatsApp, Instagram e Facebook, de pessoas que publicam reiterados elogios e fotos de resultados cirúrgicos de determinado profissional. Atrás destas publicações, via de regra, se escondem profissionais aéticos, tecnicamente sofríveis, ávidos por angariar pacientes por puro interesse financeiro, e que se valem destes artifícios de imposição profissional, que findam sendo verdadeiras armadilhas para desavisados pacientes.

A terceira etapa é verificar as condições sanitárias e recursos onde tratamentos serão realizados. Qualquer procedimento invasivo deve ser realizado em estabelecimentos de saúde com as devidas licenças sanitárias, e preparados para eventuais emergências. Um exemplo típico de irregularidade e periculosidade são as lipoaspirações realizadas em consultórios de profissionais de saúde.

Finalmente é preciso seguir criteriosamente as recomendações médicas, além de contar com canais de comunicação com o médico assistente a fim de dirimir dúvidas ou relatar ocorrências não previstas.

Outras recomendações

A SBCP alerta que antes de uma cirurgia é necessário uma investigação médica completa, que inclua testes diagnósticos. Parte desta investigação inclui: história médica completa, doenças, cirurgias anteriores e presença o não de alguma complicação; existência de algum tipo de alergia e tipo de reação às anestesias anteriores; medicações de uso regular, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabagismo e outras drogas; anticoncepcionais orais.

As recomendações cirúrgicas são bastante importantes, tais como: parar de fumar; suspender certas medicações que poderiam aumentar o risco de sangramento; como e onde será feita a cirurgia.

No dia da cirurgia, deve-se fazer jejum: não ingerir alimentos, bebidas ou quaisquer líquidos. O correto seguimento das medidas pós-operatórias é fundamental para o sucesso da cirurgia. Deve-se também seguir as recomendações relacionadas aos curativos em casa e não se expor ao sol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Um planeta dentro de outro: um estudo mostrou que o centro da Terra é sólido e macio
Ministros do presidente Michel Temer aderem a Bolsonaro nas eleições 2018
Deixe seu comentário
Pode te interessar