Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de junho de 2015
Um milhão de mortos
A guerra durou exatamente quatro anos, entre 1861 e 1865, entre a União (Estados do Norte) e a Confederação (Estados do Sul). No cerne do conflito, estava a manutenção ou não da escravidão no país. Mais de 1 milhão de pessoas morreram no conflito.
Um confronto industrial
Houve batalhas em 23 Estados americanos. Foi a primeira guerra industrial, em que armas foram produzidas em massa, com uso de transportes então modernos, como trens, navios a vapor e comunicações telegráficas.
Rendição
A rendição dos exércitos sulistas ocorreu em 9 de abril de 1865, quando o general confederado Robert E. Lee se encontrou com o general Ulysses Grant, da União, após a batalha de Appomattox. Lee se rendeu com um uniforme imaculado, enquanto que Grant apareceu com um traje surrado e sujo de lama.
Presidente assassinado no fim
Cinco dias após a rendição, o presidente Abraham Lincoln foi assassinado em uma Sexta-feira Santa em um teatro em Washington, com um tiro na nuca enquanto ria de uma piada da peça a que assistia. O assassino foi o ator John Wilkes Booth, fanático pela causa sulista. (AG)