Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Vendas de carros usados crescem 40,7% no acumulado do ano

Compartilhe esta notícia:

No acumulado do primeiro semestre, houve avanço de 32,81%, com total de 1,07 milhão de veículos vendidos. (Foto: EBC)

As vendas de carros usados cresceram mais de 40% no volume acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). A entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados divulgou seu relatório com os dados das vendas no mês de abril de 2021.

“Os números refletem os efeitos da segunda onda da covid-19 que atingiu o País, provocando medidas mais enérgicas de isolamento, além de um novo fechamento do comércio no mês passado”, diz a Fenauto.

No mês de abril, em comparação com o mesmo mês de 2020, o aumento das vendas foi de 459,4%. Além disso, o acumulado nos quatro primeiros meses de 2021 também foi 40,7% superior ao mesmo período do ano passado. Em abril, foram comercializadas 1.118.285 unidades, contra 1.237.030 em março, um recuo de 9,6%.

O presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, comentou que “os efeitos dessa segunda onda da epidemia se fizeram sentir no mês de abril, mas acreditamos que com a nova flexibilização das medidas e o retorno das atividades do comércio, já anunciadas pela maioria dos Governos Estaduais, deverá gerar resultados positivos novamente nas próximas semanas. Isso, aliado ao avanço da vacinação por todo o país, deve trazer uma nova onda de confiança aos consumidores”.

Veículos novos

Já a venda de autoveículos novos teve uma queda de 7,5% em abril com o licenciamento de 175,1 mil unidades, ante as 189,4 mil vendidas no mês de março. Já na comparação com abril do ano passado, foi registrado um aumento de 214,2% nas vendas, já que naquele período foram comercializados no mercado interno 55,7 mil unidades.

No acumulado do ano, o crescimento foi de 14,5%, ao totalizar 703,0 mil veículos licenciados. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

“Vale lembrar que abril teve três dias úteis a menos e que em abril do ano passado as concessionárias e Detrans estavam fechados. Abril do ano passado foi muito difícil, com muitas cidades fechadas. Abril deste ano foi um mês bom para emplacamentos, com 8.757 vendas por dia, número superior ao mês de março em 6,3%”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Ele destacou que o crescimento dos números no setor depende de como a economia se comportará nos próximos meses, de como será a imunização da população, como as cidades serão liberadas e como será o enfrentamento dos desafios da logística, um dos pontos de preocupação do setor.

A produção em abril foi de 190,9 mil, o que representou uma queda de 4,7% na comparação com março. Quando comparada a abril de 2020, a produção de novos veículos teve aumento de 10.236,1%. Em abril do ano passado foram produzidas 1,8 mil unidades. A soma dos veículos produzidos entre janeiro e abril foi de 788,7mil, 34,2% a mais do que os 587,7 mil veículos produzidos nesse mesmo período em 2020.

“É um número importante, lembrando que no início do mês ainda tínhamos algumas montadoras com as fábricas paradas, por conta da decisão de parar no final de março. Considerando todo o cenário de falta de componentes, semicondutores e logística é um número razoável. No acumulado, o percentual é tão alto que não faz sentido, já que é resultado de uma distorção causada pela situação do ano passado, com uma paralisação muito forte”, destacou Moraes. As informações são da Fenauto e da Agência Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Recursos para a compra de imóveis subiram quase 113% no primeiro trimestre e atingiram 43 bilhões de reais, com mais de 187 mil unidades vendidas
De olho no 5G, empresas chinesas planejam fazer smartphones no Brasil
https://www.osul.com.br/vendas-de-carros-usados-crescem-407-no-acumulado-do-ano/ Vendas de carros usados crescem 40,7% no acumulado do ano 2021-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar