Sábado, 04 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Economia Vendas de fim de ano em supermercados devem igualar as de 2018

Compartilhe esta notícia:

Segundo sondagem 37% dos gestores acreditam que as comemorações natalinas e de réveillon vão impulsionar o consumo

Foto: EBC

Neste fim de ano, quase metade (47%) dos empresários do ramo de supermercados estima que o volume de vendas ficará no mesmo nível do de 2018. Segundo sondagem divulgada nesta sexta-feira (20) pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), 37% dos gestores acreditam que as comemorações natalinas e de réveillon vão impulsionar o consumo.

Para obter as respostas, a entidade aplicou um questionário online, que encaminhou a 92 redes supermercadistas de todas as regiões do Brasil. A Abras estima que, no período, as vendas aumentem 7,85%. Além dos empresários que acreditam em uma variação positiva do índice ou em um quadro de estagnação, há uma terceira parcela, com menos otimismo. Ao todo, 16% acreditam que o desempenho será pior do que o do ano passado.

Entre os empresários que expressam confiança, a projeção de crescimento é de 12,3%, superando o resultado esperado pela Abras. A expectativa é de que as vendas do item mais tradicional nas festas natalinas, o peru, apresentem aumento de 14%, o que representa mais 6,9 pontos percentuais em relação a 2018.

Em nota, a associação complementa as informações do panorama de fechamento do ano para o setor. “Dos supermercadistas entrevistados, 45% irão contratar mão de obra temporária, ante 33% em 2018, um crescimento de 12 pontos percentuais, principalmente impulsionados pelo aumento no movimento nas lojas durante o final do ano e devido ao melhor desempenho do varejo em 2019”, diz a Abras.

A perspectiva do setor é de que sejam geradas 30 mil vagas de emprego temporário nesse período de festas. A maioria das funções é de âmbito operacional, como de empacotador (43,5%), operador de caixa (37%) e repositor (35,9%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governador Eduardo Leite visita obras de expansão do Instituto do Cérebro
RS Verão Total começa neste sábado oferecendo mais serviços aos veranistas
Deixe seu comentário
Pode te interessar