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Por Redação O Sul | 16 de setembro de 2015
Pelo sexto mês consecutivo, as vendas do varejo brasileiro recuaram. Em julho, na comparação com junho, a baixa foi de 1%, a maior, considerando o mês, desde 2000, quando teve início a série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16).
Em relação ao mesmo período de 2014, a retração foi ainda maior, de 3,5%. No ano, as vendas acumulam queda de 2,4% e, nos últimos 12 meses, de 1%. De junho para julho, a maioria dos segmentos do varejo registrou queda, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,5%) e móveis e eletrodomésticos (-1,7%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que têm maior peso no indicador, tiveram queda igual à média nacional, de 1%.
Ao considerar o comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e material de construção, o volume de vendas cresceu 0,6%. Em relação a julho do ano passado, o varejo também caiu na maioria dos ramos pesquisados. As baixas mais expressivas foram vistas nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (-12,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%) e tecidos, vestuário e calçados (-8,1%).