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Brasil As vendas nos shoppings centers têm alta de 4,6% no Brasil

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Loja de roupas em São Paulo. (Foto: Bloomberg)

As vendas dos shopping centers no Brasil tiveram alta de 4,6% em maio deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com Glauco Humai, presidente da associação do setor, a Abrasce. Nos primeiros cinco meses deste ano, os negócios registraram avanço de 4,5%.

Embora o desemprego esteja em patamar elevado, o segmento vem se mostrando resistente à crise, com alta nos negócios. No ano passado, a receita do setor cresceu 4,3%.

O movimento dos shoppings é acompanhado pelo varejo em geral. Em abril, as vendas do comércio tiveram alta de 1% frente ao mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o melhor resultado para o mês desde 2006, quando houve avanço de 1,1%. Segundo o IBGE, o recuo da inflação e os recursos do FGTS aparecem como motivos para os bons resultados.

Segundo Humai, o setor também planeja expansão para os próximos anos. Somente neste ano estão previstos 18 novos empreendimentos, além de 22 shoppings no ano que vem e outros 19 para 2019. Para ele, o potencial de crescimento é enorme, já que os shopping centers respondem por 20% das vendas do varejo no Brasil, patamar menor que os 55% nos Estados Unidos.

“O setor vem resistindo à crise. Esse aumento de receita está ligado ao aumento de eficiência, à redução de custos e às mudanças que vêm sendo feitas nos shoppings, como aumento de espaços ligados ao entretenimento, como lazer e restaurantes”, destacou Humai.

Comércio varejista

As vendas do comércio varejista do país cresceram 1% em abril, na comparação com março, na série livre de influencias sazonais, enquanto a receita nominal do setor fechou também com crescimento de 1,3%. Este é o melhor resultado para os meses de abril desde 2006, quando as vendas do comércio cresceram 1,1%. Em abril de 2008 a alta também foi 1%.

Os dados fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada no início de junho pelo IBGE. O crescimento de abril acontece depois de dois meses consecutivos de queda, período em que acumulou retração de 1,6%.

O crescimento de 1% nas vendas do comércio varejista do país reflete, segundo o IBGE, alta em três das oito atividades pesquisadas, com destaque, principalmente, do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Esses setores, ao apresentarem aumento de 0,9% nas vendas, exerceram a principal influência no setor. Em fevereiro e março, eles registraram queda acumulada de 6%.

Ajuda nas vendas

A redução da inflação, que vem devolvendo o poder de comprar do trabalhador mesmo em um cenário de desemprego, e a liberação de parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), contribuíram para que as vendas no comércio varejista do país subissem 1% de março para abril deste ano, fazendo com que o indicador registrasse o melhor abril dos últimos nove anos – desde o 1,1% de abril de 2006.

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