Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de fevereiro de 2016
O governo da Venezuela determinou o fechamento parcial de cerca de cem shopping centers do país em dias úteis. O racionamento foi decretado em virtude da grave seca provocada pelo El Niño que atinge o país e diminuiu os reservatórios das hidrelétricas. Os representantes do setor reclamaram da medida, que afetará os centros de comércio no começo da tarde e à noite.
“Essa medida afetará a qualidade dos serviços porque não temos capacidade de gerar energia sozinhos”, disse a Câmara de Shopping Centers e Mercados da Venezuela em comunicado. Para o setor, o racionamento pode aprofundar a recessão econômica no país.
O comércio não tem tido acesso a dólares para importar mercadorias e matérias-primas e o país tem um parque industrial limitado. O anúncio foi feito pelo ministro da Eletricidade Luis Motta. Desde 2011, os shoppings eram obrigados a ter geradores para garantir sua própria eletricidade, mas não o fizeram, segundo o ministro. Na Venezuela, o governo subsidia o preço da energia, que é oferecido a taxas bem abaixo do mercado. “Poupar energia é vital neste momento”, disse Motta. A hidrelétrica de Guri, a maior do país, está 8 metros abaixo do nível normal. Os venezuelanos têm preferido os shoppings como forma de lazer em virtude dos altos índices de violência.