Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 15 de dezembro de 2025
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a estátua tombando lentamente.
Foto: ReproduçãoO vendaval que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (15) derrubou a réplica da estátua da Liberdade, na cidade de Guaíba. A estrutura, localizada na loja Havan, desabou com a força do vento e da chuva. Conforme a empresa, não há feridos ou danos materiais para clientes.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a estátua tombando lentamente. Um automóvel estava estacionado próximo à queda.
De acordo com a Defesa Civil, há possibilidade para tempestades com rajadas intensas de vento entre 80 km/h e 100 km/h associadas às tempestades, queda de granizo e chuva forte na maioria das regiões do Estado nesta segunda.
O maior risco de tempo severo é na área que inclui Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Médio e Norte. Os acumulados ficam entre 10 milímetros (mm) e 60 mm por dia, com acumulados pontuais podendo chegar a 100 mm/dia nas Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Costa Doce.
A tendência é que, na madrugada e na manhã de terça-feira (16), a frente fria siga avançando em parte do território gaúcho, ocasionando chuva moderada a forte acompanhada de raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte e Médio. Nessas regiões, os acumulados ficam entre 10 mm e 40 mm por dia. Ao longo do dia, o tempo estável volta a predominar em todo o território gaúcho.
Com a palavra
Em nota, a Havan afirmou que a réplica da estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura.
“A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.
Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.
Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.
A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.”
Voltar Todas de Rio Grande do Sul