Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Por Bruno Laux | 27 de maio de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
TEMOVEPOA
A Câmara de Porto Alegre está avaliando uma proposta do vereador Gilvani o Gringo (Republicanos) que cria um aplicativo de mobilidade municipal de transporte individual de passageiros, intitulado “TEMOVEPOA”. A plataforma, a ser gerenciada pela Procempa ou por meio de parceria público-privada, deverá cobrar dos motoristas parceiros de 1% a 8% do valor total de cada corrida e destinar 50% do valor arrecadado para unidade de saúde a ser indicada pelo trabalhador. “A relação estabelecida com o aplicativo é de que todos ganham, desde o usuário de uma unidade de saúde indicada, que pode ser cliente desta nova plataforma, ou não, ao motorista parceiro, que vai indicar um posto de sua região e, por fim, a economia da cidade que fará com que a circulação dos valores envolvidos não saia do município”, explica Gilvani.
Agendas no Uruguai
O deputado Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia gaúcha, lidera nesta semana uma comitiva de deputados estaduais em viagem ao Uruguai. Entre quarta e quinta-feira, o grupo de parlamentares deve acompanhar reuniões com diversos ministros de governo para tratar de assuntos de interesse comum entre o país vizinho e o RS. Estão na pauta dos encontros temas relacionados à ponte sobre o Rio Jaguarão, a Hidrovia da Lagoa Mirim, a dragagem do Canal de São Gonçalo e a rodovia transcampesina, além de uma agenda de interesse binacional sobre saúde e educação. Durante o roteiro, a comitiva gaúcha também terá um encontro com o presidente uruguaio, Yamandú Orsi.
Homenagem aos voluntários
A Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil da Assembleia Legislativa prestou homenagem nesta segunda-feira aos voluntários que atuaram durante as enchentes que atingiram o RS entre setembro e novembro de 2023 e maio de 2024. Presidido pelo deputado Capitão Martim (Republicanos), o seminário contou com a participação de cidadãos que mobilizaram apoio às vítimas das catástrofes, que apresentaram relatos sobre os trabalhos realizados durante os episódios. Durante a cerimônia, também foi instalada oficialmente a Frente Parlamentar de igual objeto proposta pela vereadora Vera Armando (PP), que passa a ter caráter interinstitucional, atuando em conjunto com a Frente já constituída no Parlamento estadual.
Utilidade pública
O governador Eduardo Leite assina nesta terça-feira, no Palácio Piratini, o Decreto de Utilidade Pública (DUP) da área destinada ao Porto Meridional, em Arroio do Sal. O DUP garante a regularização fundiária e as desapropriações necessárias para o projeto – com aporte estimado de R$1,3 bilhão – que deve gerar mais de 2 mil empregos diretos e cerca de 5 mil indiretos durante a fase de construção. A cerimônia será acompanhada pelo deputado estadual Issur Koch (PP), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, que destaca o potencial da iniciativa para o crescimento do Estado. “Além de impulsionar a logística portuária e ampliar a competitividade do setor produtivo, o novo porto marcará uma nova etapa para o desenvolvimento do RS”, pontua Issur.
Facilitação fronteiriça
Está em discussão na Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo que visa ratificar um acordo firmado em 2019, em Bento Gonçalves (RS), voltado à integração de localidades fronteiriças do Mercosul. A proposta prevê a adoção de medidas que facilitem o cotidiano dos moradores dessas regiões, com tratamento diferenciado nas áreas de economia, trânsito, trabalho e acesso a serviços públicos. Entre os pontos centrais do acordo, está a criação do Documento para o Trânsito Vicinal Fronteiriço (DTVF), com validade mínima de cinco anos. O documento permitirá a circulação de veículos dos portadores nas faixas fronteiriças, mas sem autorização para permanência definitiva no país vizinho. Após análise por uma comissão especial, o texto seguirá para votação no plenário da Câmara e, depois, no Senado.
Bruno Laux
@obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.