Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Vereadora protocola moção de repúdio ao Governo do Estado por falhas na proteção às mulheres

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Vera Armando (PP) apresentou na Câmara de Porto Alegre moção de repúdio ao Governo do Estado. (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A vereadora Vera Armando (PP) apresentou na Câmara de Porto Alegre moção de repúdio ao Governo do Estado criticando a precariedade da rede de atendimento às mulheres e a desarticulação das políticas de prevenção. O documento destaca fragilidades no monitoramento de medidas protetivas e cobra o fortalecimento da estrutura estadual diante da escalada dos casos de feminicídio.

Liderança alterada

O governador Eduardo Leite anunciou nessa quinta-feira (5) o nome de Bruno Silveira para o comando da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O advogado, até então adjunto na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, assume o posto deixado pelo deputado Carlos Gomes (Republicanos), que retoma o mandato na Câmara Federal.

Migração partidária

Depois de mais de 33 anos de filiação ao PSDB, o deputado estadual Professor Bonatto oficializou nessa quinta-feira sua migração para o PSD. Em nota, o parlamentar declarou que o movimento – que já vinha sendo cotado nos bastidores diante de conflitos internos na sigla tucana – se faz “necessário diante do contexto político vivido, como forma de preservar a continuidade do projeto de cidade para Viamão”.

Corregedor empossado

O desembargador Ricardo Pippi Schmidt assumiu na quarta-feira o comando da Corregedoria-Geral da Justiça do RS, sucedendo a desembargadora Fabianne Breton Baisch. Ao tomar posse, o magistrado destacou a necessidade de conciliar celeridade processual e qualidade na entrega da solução judicial, com foco direcionado à satisfação dos cidadãos.

Turismo e patrimônio

A Portos RS, do governo gaúcho, lançou nesta semana o edital que prevê a contratação de empresa especializada para a elaboração dos estudos do Projeto Conceitual do Parque Natural e Histórico Ferroviário da Pedreira, em Capão do Leão. A proposta integra a transformação do local em um espaço de visitação pública e preservação ambiental, voltado à valorização do patrimônio ferroviário e desenvolvimento do turismo regional.

Reinventa.BR

Por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), o Sistema FIERGS vai coordenar no RS o projeto piloto do programa Reinventa.BR, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A iniciativa busca aproximar médias e grandes indústrias de centros de tecnologia para o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicáveis à realidade do mercado, visando o fortalecimento da competitividade da indústria.

Agro em Punta

Presente no Agro em Punta 2026, em Punta del Este, no Uruguai, a Secretaria da Agricultura do RS realizou nessa quinta-feira o pré-lançamento da 49ª Expointer, que ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em Esteio. Os representantes gaúchos também integraram dois painéis temáticos no evento uruguaio, que abordaram a importância do agronegócio na economia do RS e as ações de impacto desenvolvidas pelo setor no Estado.

Vistorias na Capital

O prefeito Sebastião Melo e outros integrantes da Prefeitura de Porto Alegre acompanham nesta sexta-feira (6) o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) em um vistoria com foco em obras de proteção contra as cheias na Capital. O roteiro do grupo, também integrado pelo DNIT, passará pelo Arroio Areia, a Ponte do Guaíba, a Vila Dique e o Dique do Sarandi.

Educadores em atualização

A Secretaria de Educação de Porto Alegre entregou nessa quinta-feira a Escola de Formação Continuada da Educação, destinada ao fortalecimento da qualificação permanente dos educadores da rede municipal. Instalado no Centro Histórico, o espaço promoverá formações regulares aos docentes do município, em alinhamento às demandas reais do cotidiano escolar.

Trabalhismo nas ruas

Lideranças e entidades sindicais mobilizadas pela Central Única dos Trabalhadores do RS reuniram-se nessa quinta-feira em ato público na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, para celebrar a aprovação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$5 mil. A manifestação contou com a distribuição de materiais impressos a transeuntes, mencionando também a discussão pelo fim da escala 6×1.

Livros e sustentabilidade

Tramita no Parlamento gaúcho o projeto do deputado estadual Luiz Marenco (PDT) que estimula a reutilização de livros didáticos adotados por escolas privadas de Ensino Fundamental e Ensino Médio no RS. O texto determina, entre outros pontos, prazos mínimos de uso de três a cinco anos, conforme a etapa escolar, visando frear trocas motivadas por razões meramente comerciais ou estéticas.

Cidades Recomeço

O secretário de Agricultura do RS, Beto Fantinel, concluiu nessa quinta-feira o roteiro técnico por quatro cidades gaúchas para vistoriar os terrenos que receberão as “Cidades Recomeço”, unidades de moradia transitória. O projeto, destinado à saída qualificada de indivíduos da situação de rua, contará com um investimento de R$40 milhões via Funrigs em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul.

Pautas do Sul

Acompanhado de vereadoras da Câmara Municipal de Chuí, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) reuniu-se nessa quinta-feira com a Casa Civil do governo gaúcho para tratar de pautas do município no Sul do Estado. Entre as demandas, a comitiva solicitou apoio do Executivo para viabilizar a presença temporária de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no município, especialmente nos períodos de maior fluxo turístico.

RS no SISU

O Rio Grande do Sul chegou à marca de 12,3 mil pessoas aprovadas na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026. Em todo o Brasil, 217,7 mil candidatos foram aprovados para vagas em universidades públicas, federais e estaduais a partir da nota obtida no ENEM. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

“O STF precisa mudar”: OAB/RS e entidades gaúchas assinam carta aberta por mudanças e resgate da credibilidade da Suprema Corte
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x