Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2025
A Câmara Vereadores de Porto Alegre aprovou nessa segunda-feira (17) o projeto de lei nº 057/2025, que autoriza a prefeitura a obter empréstimo de até R$ 447,8 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conforme o Executivo, o montante viabilizará a compra de 100 ônibus elétricos diferentes modelos, para o transpore público.
Não somente a aquisição dos veículos é contemplada pela operação de crédito, mas também a implantação de estações de recarga com alta capacidade, necessárias à operação dos coletivos com esse perfil. A iniciativa se dará no âmbito do programa “Renovação de Frota”, cadastrado no Novo PAC Seleções, do governo federal.
Os ônibus serão financiados pela administração municipal, equanto o pagamento prevê o recurso ao modelo de subvenção econômica adotado para a aquisição de ônibus elétricos. A estratégia tem por objetivo principal retirar o custo da desvalorização dos veículos (pela depreciação) do cálculo do preço da passagem ao público, beneficiando diretamente os clientes do sistema.
Com a palavra…
De acordo com o prefeito Sebastião Melo, são ônibus que garantem maior conforto aos passageiros e estão totalmente conectados às modernas necessidades de tecnologias menos poluentes e mais sustentáveis:
“Essa ampliação proporcionará maior atratividade ao transporte coletivo e economia no longo prazo, já que a operação é mais barata que nos veículos movidos a diesel”.
(Marcello Campos)