Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Vereadores de Porto Alegre discutem projeto que define regras para a pavimentação de calçadas

Compartilhe esta notícia:

Segundo a proposta, a medida busca dotar a administração pública de instrumentos mais eficazes para a fiscalização das calçadas

Foto: Cristina Beck/CMPA
Segundo a proposta, a medida busca dotar a administração pública de instrumentos mais eficazes para a fiscalização das calçadas. (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater o projeto de lei que muda as regras para a pavimentação de calçadas na cidade.

A proposta altera o artigo 28 da Lei Complementar n° 12/1975 (Código de Posturas), segundo o qual “os proprietários de terrenos, edificados ou não, localizados em logradouros que possuam meio-fio, são obrigados a executar a pavimentação do passeio fronteiro a seus imóveis dentro dos padrões estabelecidos pelo município e mantê-los em bom estado de conservação e limpeza”.

Conforme o projeto, de autoria do vereador Jessé Sangalli (PL), em caso de descumprimento das obrigações previstas no artigo, a prefeitura notificará o proprietário infrator para que promova a regularização da situação no prazo de 60 dias, contados da data do seu recebimento. Decorrido o prazo sem o cumprimento da obrigação de que trata esse artigo, o Executivo municipal poderá executar diretamente as obras ou os serviços, procedendo a cobrança do valor correspondente junto ao proprietário do imóvel.

“A medida busca dotar a administração pública de instrumentos mais eficazes para a fiscalização e a execução subsidiária dessas obrigações nos casos de descumprimento por parte dos particulares. O prazo razoável para a regularização e a possibilidade de cobrança dos custos da execução direta pelo município servem como mecanismos de incentivo ao cumprimento espontâneo da norma, ao mesmo tempo em que evitam prejuízos ao erário e garantem a manutenção adequada da infraestrutura urbana”, explicou o autor do projeto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Senador gaúcho Paulo Paim diz que “não há mais razão para manter” a escala de trabalho 6×1
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x