Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de julho de 2016
A operadora de telecomunicações norte-americana Verizon confirmou nesta segunda-feira (25) o acordo para a compra dos negócios de internet do Yahoo! por US$ 4,83 bilhões. Em nota, a Verizon destaca a audiência de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no Yahoo!, incluindo 600 milhões de usuários ativos no celular.
A operadora lembra que a gigante de internet também une anunciantes a seus públicos-alvos por meio de tecnologia de anúncios que “combina o poder de seus dados, conteúdo e tecnologia”. O Yahoo será integrado à AOL e ficará sob o controle de Marni Walden, presidente da organização de inovação de produtos e negócios de notícias da Verizon.
Em nota, Marissa Mayer, presidente do Yahoo!, diz que a empresa “mudou o mundo” e que vai continuar a fazer isso com a combinação com a Verizon e a AOL. “A venda de nossos negócios operacionais, o que separa efetivamente nossas participações acionárias em ativos asiáticos [como a gigante chinesa Alibaba], é um passo importante em nosso plano de trazer valor acionário ao Yahoo”, diz.
O acordo marca o fim do Yahoo! como uma companhia operacional, deixando a empresa com uma participação de 15% no Alibaba e uma fatia de 35,5% no Yahoo Japan Corp. A aquisição ainda está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores e também deverá ser submetida aos acionistas do Yahoo!. A expectativa é que o negócio esteja concluído no primeiro trimestre de 2017. Até que isso ocorra, o Yahoo! vai continuar tendo uma operação independente.
O acordo não inclui os ativos financeiros do Yahoo!, sua participação no Alibaba e no Yahoo Japan e notas conversíveis da empresa. Também exclui investimentos minoritários e patentes que não façam parte do negócio principal da empresa. Esses ativos seguirão sob gerenciamento do Yahoo!, que mudará de nome ao fim da negociação, segundo a nota. (Folhapress)