Quarta-feira, 24 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vestibular voltado para pessoas trans é lançado por universidade pública

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação/Unilab)

Uma prova específica para pessoas transgêneras e intersexuais foi lançada pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) nesta terça-feira (9). Este trata-se do primeiro processo seletivo na graduação voltado para transexuais. Outras universidades já haviam estabelecido cotas para o público, mas dentro de seus processos seletivos habituais. De acordo com o edital divulgado pela instituição, os candidatos poderão concorrer a 120 vagas nos campus do Ceará e da Bahia. As vagas são para 19 cursos de graduação em áreas como Administração Pública, História, Enfermagem e Pedagogia. Os selecionados começarão as aulas no dia 30 de setembro.

Para concorrer, os candidatos terão que escrever um relato sobre sua história de vida, trajetória escolar e expectativas sobre o ingresso em uma universidade pública. Também deve ser entregue uma autodeclaração, com a indicação de sua identidade de gênero (travesti, transexual, não-binário ou intersexual). Segundo a universidade, as categorias são definidas em glossário da Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma instituição que realiza trabalho com o público LGBT deve confirmar a autodeclaração do candidato. Os estudantes selecionados nessa etapa terão os relatos analisados e ainda passarão por um teste de redação em Língua Portuguesa, que pode abordar temas como os desafios da família contemporânea, prevenção ao bullying e políticas de inclusão social no mercado de trabalho e na universidade.

Para estudantes brasileiros, as demais vagas da universidade continuam sendo ocupadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como a Unilab funciona em parceria com países lusófonos, para alunos estrangeiros, o processo consiste em avaliação do histórico escolar e prova de redação.

tags: educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo deposita salários de servidores estaduais que recebem até R$2 mil
Tabata Amaral pode ser expulsa do PDT depois de votar a favor da reforma da Previdência
https://www.osul.com.br/vestibular-voltado-para-pessoas-trans-e-lancado-por-universidade-publica/ Vestibular voltado para pessoas trans é lançado por universidade pública 2019-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar