Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux “Vida além do trabalho”: Gleisi Hoffmann elenca reestruturação da jornada 6×1 entre as prioridades do governo no Congresso

Compartilhe esta notícia:

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Prioridade governamental

A ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, sinalizou neste domingo que a redução da jornada 6×1 estará entre as propostas prioritárias articuladas pelo governo no Congresso. Em publicação no X, a petista destacou que o modelo atual de jornada “limita a vida além do trabalho” e que sua reestruturação será encaminhada junto às comissões pertinentes no Legislativo.

Fim da reeleição

A PEC que prevê o fim da reeleição e o aumento do tempo de mandato de políticos volta à pauta da CCJ do Senado nesta quarta-feira com expectativa de avanço. Em busca de consenso sobre a matéria, o relator do texto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), pode alterar o prazo de transição das regras de 2034 para 2030, conforme solicitado por outros parlamentares em discussões anteriores.

Presença desaconselhada

Apesar dos planos de Jair Bolsonaro em marcar presença no ato em defesa dos condenados pelo 8 de Janeiro em Brasília, nesta quarta-feira, a equipe médica do ex-presidente recomendou que ele não participe do evento. Apesar da alta hospitalar neste domingo, o ex-mandatário foi orientado a evitar aglomerações, pelo risco de infecções, e manter-se “resguardado” nos próximos dias.

Ruído entre aliados

Na véspera da alta hospitalar de Jair Bolsonaro neste domingo, um culto promovido por apoiadores em frente ao Hospital DF Star, em Brasília, terminou em confusão. Líderes religiosos que oravam pela melhora do ex-presidente trocaram agressões físicas e ofensas após um desentendimento no encerramento da cerimônia.

Aberto ao diálogo

Em viagem aos EUA para participar da Global Milken Conference, em Los Angeles, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se neste domingo com o secretário de Tesouro do país norte-americano, Scott Bessent. Segundo o chefe ministerial brasileiro, o encontro representou uma “conversa inicial” muito produtiva, na qual o representante estadunidense “demonstrou abertura para um diálogo bastante importante”.

Expectativas frustradas

Lideranças do Centrão têm visto suas expectativas sobre a reforma ministerial articulada pelo governo frustradas pelas recentes mudanças realizadas pelo presidente Lula na Esplanada. As substituições entre nomes do mesmo partido no comando das pastas desagradaram partidos do meio, que seguem pressionando o Planalto por mais espaço no quadro ministerial.

Aposentadoria militar

A Comissão de Finanças da Câmara se reunirá nesta terça-feira, em audiência pública, para debater um projeto que muda as regras para garantir remuneração integral aos policiais e bombeiros militares aposentados. Articulado pelo deputado Junio Amaral (PL-MG), o texto diminui de 30 para 20 anos o tempo mínimo de atividade militar necessário para garantir o pagamento integral na inatividade às categorias.

Praias acessíveis

Aprovado no Senado, com modificações, retorna para apreciação da Câmara nas próximas semanas o projeto que estabelece normas para garantir o acesso de pessoas com deficiência a praias e parques. A matéria trata ainda da criação do Selo Praia Acessível, a ser concedido para praias que apresentem adaptações em sua estrutura para a população PcD.

Porta-voz oficial

O deputado Aliel Machado (PV-PR), vice-líder do governo na Câmara, vai sugerir à Secom da Presidência a adoção de um porta-voz para o Palácio do Planalto. Para o governista, a existência de uma “comunicação oficial” ajudaria o governo a manifestar posicionamentos e gerenciar crises, como a recente polêmica relacionada ao INSS.

Empréstimo autorizado

O Senado aprovou na última semana o projeto que autoriza o BNDES a tomar empréstimo de 30 bilhões de ienes (cerca de R$ 1,1 bilhão) junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão, com garantia da União. Os recursos serão destinados ao Projeto de Apoio Emergencial em Resposta à Crise de Covid-19, com foco no setor de saúde e no fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas.

Maio Amarelo

A Polícia Rodoviária Federal realizará ao longo de todo o mês de maio uma série de atividades educativas em diversos setores da sociedade, alusivas à campanha Maio Amarelo. Criada pela ONU, em 2011, a mobilização visa intensificar ações de conscientização sobre a segurança viária, com foco na responsabilização individual como caminho para a segurança coletiva no trânsito.

Rota FIERGS

A FIERGS inicia nesta segunda-feira a série de encontros de trabalho do projeto “Rota FIERGS”, que promoverá a interiorização da entidade para fortalecer sua atuação junto às indústrias de todas as regiões gaúchas. Começando com lideranças e sindicatos do Vale do Sinos e da Encosta da Serra, a mobilização visa conhecer as principais demandas de cada localidade, além de aproximar a federação dos diferentes setores industriais, especialmente pequenos e médios.

Incremento da frota

A pedido da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Central de Licitações do governo gaúcho realiza nesta terça-feira um pregão eletrônico para a aquisição de dez veículos de serviço. Os automóveis, do tipo hatch, serão encaminhados para reforçar a infraestrutura básica de atendimento ao serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social no RS, operacionalizado pela Emater/RS-Ascar.

Turismo religioso

O governador Eduardo Leite esteve em Gramado neste sábado (3) para o lançamento da pedra fundamental de um novo espaço religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, inspirado no “Templo de Salomão”, de São Paulo. Construído às margens da avenida Borges de Medeiros, o projeto promete se tornar um novo atrativo turístico para a Serra, incrementando o segmento de “turismo religioso” no RS.

Debates climáticos

Em alusão ao primeiro ano após a maior catástrofe climática da história do RS, a prefeitura de Porto Alegre promoverá entre quarta e quinta-feira um ciclo de debates sobre adaptações climáticas e proteção do território contra novos eventos extremos. Os encontros reunirão especialistas, gestores e jornalistas para avaliar os impactos da tragédia ambiental na Capital, além de analisar ações emergenciais e de reconstrução do município.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

ACM Neto, o plano B
Deputado Gustavo Victorino: “até agora não vi ninguém ser preso no escândalo do INSS”
https://www.osul.com.br/vida-alem-do-trabalho-gleisi-hoffmann-elenca-reestruturacao-da-jornada-6x1-entre-as-prioridades-do-governo-no-congresso/ “Vida além do trabalho”: Gleisi Hoffmann elenca reestruturação da jornada 6×1 entre as prioridades do governo no Congresso 2025-05-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar