Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de julho de 2019
Um grupo de vigilantes que trabalhou nos jogos da Copa América 2019 em Porto Alegre não tinha recebido o valor equivalente aos serviços prestados no evento até a noite da quarta-feira (3). De acordo com a diretora do Sindicato dos Vigilantes do Rio Grande do Sul (Sindivigilantes), Elisa Mello, o prometido é que essa situação seja resolvida no dia de hoje (5), com o pagamento do restante. Até o momento, os vigilantes não receberam a quantia acordada.
A empresa Gocil Segurança e Serviços, de Porto Alegre, responsável pelas contratações, iniciou o pagamento de metade do valor em débito às 22h do dia do último jogo em Porto Alegre, em resposta a uma mobilização da categoria, que ameaçou deixar de trabalhar em caso de não cumprimento dos pagamentos. O combinado era de que o pagamento seria feito após de cada jogo.
Segundo Elisa, três categorias de vigilantes trabalharam durante a Copa América: os mensalistas, que estavam recebendo o salário em dia, os intermitentes, que estavam à disposição da empresa para escalas em qualquer horário, e os que trabalhavam apenas nos dias dos jogos. Os dois últimos ainda não tiveram salário e vales transporte e alimentação quitados. De acordo com a diretora do Sindivigilantes, o gerente da Conmebol, Maurício de Andrade, se comprometeu a quitar os valores devidos em caso de a Gocil descumprir o acordo.
Na Copa do Mundo de 2014, quando a capital gaúcha recebeu cinco partidas, a mesma empresa não pagou alguns dos vigilantes, de acordo com Elisa.
Entenda
Ao todo, 700 seguranças foram contratados para trabalhar na competição. Os valores são referentes aos salários, vale-transporte e vale-alimentação, que deveriam ser depositados após cada jogo. Vale lembrar que na noite de quarta a Arena do Grêmio recebeu a última partida da competição sediada em Porto Alegre – a semifinal entre Chile e Peru. Os outros jogos na capital gaúcha aconteceram nos dias 15, 20, 23 e 27 de junho. A final da competição, entre Brasil e Peru, será no domingo (7), no Maracanã, Rio de Janeiro.