Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

VIII Fórum Econômico Gaúcho VIII Fórum Econômico Gaúcho debate impacto da taxação norte-americana no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O evento ocorre nesta quinta-feira (4), na Casa da Rede Pampa na Expointer, e reúne autoridades e lideranças do setor do agronegócio gaúcho

Foto: Freepik/Divulgação

Em sua oitava edição, o Fórum promovido pela Rede Pampa em parceria com o Banrisul, tem como compromisso tratar de assuntos importantes para a economia do estado. O evento, que ocorre nesta quinta-feira (4), reunirá autoridades de setores que giram a economia gaúcha e debaterão soluções que possam contribuir para a inovação do agronegócio e desenvolvimento da economia estadual.

Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afetará cerca de 85% das exportações gaúchas aos EUA, o que corresponde a US$ 1,6 bilhão em vendas anuais. Durante o evento, as formas de contornar a atual situação serão o centro do debate.

“O Brasil tem um relacionamento com os Estados Unidos que é tradicional. Agora isso muda e, de alguma forma, muda para o Rio Grande do Sul. Então se nós tivermos uma quebra de produção no intercâmbio com produtos americanos, especialmente com a carne, como é que nós vamos compensar isso?”, explicou o mediador dos debates e também vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto.

O vice-presidente também citou alternativas que possam ao menos diminuir o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos. “Com a negociação com outros países, vamos buscar outros mercados e que tem que absorver essa produção local. Então são coisas como esta que nós precisamos entender com aqueles que fazem parte da nossa mesa, seja lideranças ou economistas para que o produtor tenha uma noção de que rumo tomar. É essa a essência do nosso debate, do Fórum Econômico Gaúcho.”

A participação no fórum é gratuita, mediante inscrição no site oficial do evento até o dia 3 de setembro. As vagas para o público presencial são limitadas, mas toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Rede Pampa no YouTube e pelo site do evento a partir das 14h30.

Confira os painelistas

Abertura:
Eduardo Leite – Governador do Rio Grande do Sul
Pepe Vargas – Presidente da Assembleia Legislativa
Alexandre Gadret – Presidente da Rede Pampa

Painelistas:
Patricia Wolf – Wolf Agricultura e Pecuária
Antonia Scalzilli – Presidente do Instituto Desenvolve Pecuária
Mônia Schluter – Engenheira Agrônoma da UFSM
Yara Suñe – Agropecuária Suñe
Fernando Lemos – Presidente do Banrisul
Ernani Polo – Secretário do Desenvolvimento Econômico do RS
Edivilson Brum – Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS
Claudio Bier – Presidente do Simers e Fiergs
Gedeão Pereira – Presidente do Sistema Farsul
Luiz Carlos Bohn – Presidente do Sistema Fecomércio-RS
Nei Manica – Presidente da Cotrijal
César Saut – Vice-presidente da Icatu e presidente da Rio Grande Seguros

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de VIII Fórum Econômico Gaúcho

As perspectivas para o futuro do agro são tema central do VIII Fórum Econômico Gaúcho
https://www.osul.com.br/viii-forum-economico-debate-impacto-de-taxacoes/ VIII Fórum Econômico Gaúcho debate impacto da taxação norte-americana no Rio Grande do Sul 2025-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar