Domingo, 25 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de setembro de 2017
A Europa, consagrada por suas peculiares regiões produtoras de uvas e pelos vinhos encantadores, jamais deixa de nos surpreender com aromas e sabores fascinantes. Na França, por exemplo, estamos habituados com toda a magia produzida em Bordeaux, mas sempre que experimentamos outras regiões percebemos que cada terroir é capaz de promover experiências únicas.
É assim que o Vale de Loire, região francesa reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco em 2000, se tornou uma região vitivinícola tão ou mais impressionante que seus castelos e châteaux. Toda a história de Loire se desenvolve em paralelo com o surgimento vitivinícola na região pelos romanos há 2 mil anos, com a plantação das primeiras vinhas no extremo oeste do vale.
Desde então, a região e seu Rio, o Loire, chamaram a atenção da nobreza, que apaixonada pelos vinhos produzidos a tornou um excelente retiro de férias com castelos monumentais e châteaux magníficos. O esplendor do Loire perdura até hoje, sendo uma das quatro regiões mais visitadas da França.
Parte dos detalhes que tornam a região consagrada na produção de vinhos é o clima frio que reduz o amadurecimento das uvas tornando a bebida mais leve. Em especial, os tintos Cabernet Franc, que se transformam com o clima e o solo do país. Foi em meio à cultura vinífera que estava se formando em 1938 que Eusèbe Biotteau, apaixonado pela arte de cultivar e vinificar, comprou 42 hectares e passou a produzir vinhos no coração do vale, próximo a Brissac-Quince, dando início à Vinícola Château d’Arvillé. A vinícola hoje comandada pelo neto e bisneto de Eusèbe continua a produzir vinhos de extrema qualidade, com tintos de origem controlada AOP (Appellacion d’Origine Protégée).
Confira abaixo quatro vinhos produzidos pela Château d’Avrille e indicados pela Vinhos do Mundo:
La Coulée Sauvignon Blanc – Vinho branco, 100% Sauvignon Blanc, aromatizado e frutado com paladar persistente. Harmoniza perfeitamente com ostras e peixes grelhados;
La Coulée Chardonnay – 100% Chardonnay, com aromas complexos de flores e frutas, o vinho apresenta boa estrutura no paladar e harmoniza com risoto de frutos do mar, bacalhau e moqueca;
La Coulée Rosé d’Anjou – Blend composto das castas Cabernet Franc, Gamay e Grolleau, tem aromas marcantes de frutas vermelhas e em boca se reconhece um final fresco de menta. Acompanha bem saladas e mariscos;
La Coulée Anjou Rouge – Tinto, 100% Cabernet Franc, com aromas concentrados de groselha preta, amora, cerejas e mirtilo. Harmoniza com taboa de frios e carnes brancas.
Voltar Todas de Dicas de O Sul