Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

Capa – Caderno 1 Vinte detentos são transferidos do Presídio Central de Porto Alegre durante nova fase da Operação Pulso Firme

Outros 140 detentos foram realocados dentro do próprio Presídio Central. (Foto: Banco de Dados)

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul realizou, nesta segunda-feira (04), mais uma fase da Operação Pulso Firme. Durante a ação, 20 presos ligados a facções criminosas foram transferidos da Cadeia Pública de Porto Alegre – o antigo Presídio Central – para unidades prisionais em Charqueadas e Arroio dos Ratos.

Outros 140 detentos foram realocados dentro do próprio Presídio Central. Participaram da operação 340 policiais da BM (Brigada Militar) e 150 agentes da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). A ação foi deflagrada depois que detentos foram expulsos de galerias do Central e estavam vivendo no pátio da cadeia, há cerca de dez dias.

A expulsão dos apenados ocorreu após a morte do traficante João Carlos da Silva Trindade, conhecido como Colete, líder da facção da qual esses presidiários faziam parte. O criminoso foi executado no mês passado, na Vila Maria da Conceição. Ele comandava o tráfico de drogas na região.

O secretário da Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, destacou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda, que “a ação foi bem-sucedida dentro de seu propósito”. “Precisamos mudar a realidade do sistema prisional. Para tanto, estamos trabalhando no sentido de desarticular as facções”, afirmou.

“Todo movimento no sistema prisional passa por um processo de análise de inteligência, logística e preparação operacional. Estamos em constante monitoramento desde a primeira fase da operação e seguiremos com essa metodologia”, explicou.

(Foto: Susepe/Divulgação)

Primeira fase

A primeira fase da Operação Pulso Firme foi realizada em 28 de julho. Na ocasião, 27 presos foram transferidos para presídios federais de segurança máxima em Rondônia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

A inflação para o consumidor caiu em todas as capitais pesquisadas na última semana de agosto
O juiz Sérgio Moro negou o pedido de Lula para adiar o interrogatório de Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci
Deixe seu comentário
Pode te interessar