Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2025
A executiva de moda e ativista Andrea Mannelli lançou recentemente o livro “Musculatura Emocional” (Editora Jandaíra). Vítima de abuso sexual cometido pelo médium João de Deus, ela afirma que a obra é uma forma de promover transformações reais na vida de pessoas que se identificam com sua trajetória. O livro está disponível para compra nas plataformas digitais.
Capacidade humana
A obra usa a expressão “musculatura emocional” como metáfora para a capacidade humana de se reconstruir. Combina memórias e reflexões sobre inteligência emocional, resiliência e propósito.
Andrea conta que a ideia do livro surgiu diante de um dilema pessoal. “Pensava em como resolver aquilo e, então, me lembrei da superação daquela situação (o abuso), que foi muito mais traumática. Se eu havia conseguido me reerguer uma vez, conseguiria novamente.”
Período mais difícil
Ela diz que a violência sofrida e a decisão de falar publicamente sobre o caso foram o período mais difícil de sua vida. “Precisei acessar todos os recursos emocionais de que dispunha, além dos que encontrei durante um processo terapêutico intenso, para conseguir me curar.”
A executiva afirma que, em vários momentos, achou que não superaria o trauma. “Tudo era superlativo, inclusive a vulnerabilidade e a culpa. Era avassalador.”
Fragilidade emocional
Em 2010, Andrea viajou até Abadiânia (GO) em busca de cura para a mãe, diagnosticada erroneamente com câncer – o quadro era, na verdade, um tumor benigno. Ela relata que vivia um dos momentos de maior fragilidade emocional de sua vida e que temia perder a mãe.
“Depois do abuso, passei por uma confusão mental e percebi que o que tinha acontecido na sala dele era muito errado. Sentia uma angústia enorme, mas havia aquele discurso de que aquela era a única forma de curar minha mãe e que, se eu contasse, perderia o efeito. Não conseguia organizar as ideias, sentia muita sonolência e só pensava em dormir e ir embora daquele lugar”, diz. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.