Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2025
Cristian Olivera marcou o gol Tricolor.
Foto: Lucas Uebel/GrêmioJogando na Arena, o Grêmio derrotou o Santos por 1 a 0 em duelo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Cristian Olivera marcou o único gol da partida disputada na tarde deste domingo (4). O próximo compromisso do Imortal será diante do Atlético Grau, no Peru, nesta quarta-feira (7), em confronto da Copa Sul-Americana.
O duelo marcou um encontro entre gigantes desesperados na zona de rebaixamento. O Grêmio, na 18ª colocação, encarava o Peixe, uma posição abaixo. Melhor para o Tricolor, que deixou o Z-4 e deu salto na tabela. A equipe comandada por Mano Menezes chega a oito pontos e respira um pouco mais aliviada, encerrando um jejum de cinco partidas na competição nacional, enquanto o Santos estaciona nos quatro pontos. O confronto também marcou a estreia de Mano na Arena.
Arbitragem
A partida começou movimentada, com os dois lados tentando agredir no ataque, mas sem ameaçar a meta adversária. O jogo começou com polêmica de arbitragem. Logo aos 10 minutos, Cristaldo foi derrubado na área após dividida, e o time do Grêmio ficou na bronca pedindo penalidade.
Em um primeiro tempo sofrível, de poucas emoções, o time tricolor começou melhor, mas faltou pontaria a Olivera para vazar a meta de Gabriel Brazão em duas chegadas pela esquerda. A partir dos 15 minutos, os visitantes tiveram maior volume de jogo e passaram a dominar a partida, mas também não exigiram uma defesa sequer de Tiago Volpi.
Nos minutos finais, Soteldo também criou boas chances em finalizações da entrada da área, mas acabou sendo bloqueado em todas. O Grêmio acabou saindo vaiado de campo.
No segundo tempo, Cléber Xavier subiu a marcação e o Santos, que já havia terminado o primeiro tempo no controle do jogo, pressionava a saída de bola do Tricolor. Foi assim que, aos 5 minutos, os visitantes aproveitaram a saída errada na defesa e quase abriram o placar com Deivid Washington. O atacante aproveitou a sobra de bola na pequena área, mas chutou muito pro alto.
A partida, então, começou a ter contornos de poucas emoções, com o 0 a 0 já parecendo uma realidade cada vez mais provável, até que o Imortal ressurgiu.
Aos 31 minutos, Olivera aproveitou o furo de Luan Peres e o corte ruim de Zé Ivaldo para finalizar por cima de Brazão e anotar o gol que nem a torcida gremista esperava. Sem poder de reação, restou ao Santos lamentar mais uma derrota no Brasileiro.
Pouco depois, aos 38, Soteldo fez jogadaça pela direita, cruzou na área, e Zé Ivaldo cabeceou bem, mas a bola tirou tinta da trave, e a bola foi para fora, com o placar seguindo inalterado.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Red Bull Bragantino, no sábado (10), às 18h30, na Arena do Grêmio, enquanto o Santos enfrenta o Ceará, na segunda-feira (12), às 20h, em casa, em local ainda indefinido.
Ficha técnica
– Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Cuellar (Camilo), Dodi, Edenílson (Alysson), Cristaldo (Monsalve) e Cristian Olivera (Arezo); Braithwaite (Viery). Técnico: Mano Menezes.
– Escalação do Santos: Gabriel Brazão; Luisão (JP Chermont), Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar (Kevyson); João Schmidt (Matheus Xavier), Rincón, Thaciano, Rollheiser (Gabriel Bontempo) e Soteldo; Deivid Washington (Tiquinho Soares). Técnico: Cléber Xavier.
– Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ), Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ), Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Gilberto Rodrigues Júnior (PE).