Quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Viva o STF!

Compartilhe esta notícia:

Com o reajuste, o valor máximo, que era de R$ 33.763,00, subiu para R$ 39.293,32, elevando o abate-teto. (Foto: EBC)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Do jornalista José Nêumanne em contundente comentário na Rádio Eldorado, São Paulo, ontem: “Ao pedir vista do recurso da defesa de Lula contra decisão do STF de mantê-lo preso e ainda exigir do presidente, seu ex-colega do trio ‘deixa que eu solto’ da Primeira Turma Dias Toffoli, que ponha em votação a mudança da jurisprudência da autorização para juiz mandar condenado em segunda instância começar a cumprir pena, Ricardo Lewandowski deixou claro a quem interessar possa que o plano de soltar o petista já está em marcha. A desfaçatez com que jogou fora qualquer laivo de pudor para cobrar do outro uma decisão que este já tinha dito que só tomaria a partir de março do ano que vem, o ex-revisor do mensalão manda avisar ao cidadão impotente que paga seus vencimentos que pouco lhe importa sua vontade.”

Liberou geral: Procuradoria pede que Lula possa conceder entrevista coletiva

Formalmente guardião das leis e da Constituição por integrar o Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski reviu decisão dos juízes de primeiro grau de Curitiba, e autorizou seletivamente uma entrevista do ex-presidente Lula, que cumpre pena em regime fechado em Curitiba. Após as liminares de Lewandowski, permitindo a dois veículos de comunicação entrevistarem ex-presidente, 12 procuradores do Ministério Público Federal no Paraná subscrevem requerimento em que argumentam “que se mostra razoável estender tal direito a todos os jornalistas, ou empresas de jornalismo, que fizeram perante esse Juízo pedido semelhante”.

Lula no semiaberto em 2020?

Se não tiver nova condenação, Lula ganha o semiaberto em abril de 2020. Nos termos do artigo 112 da Lei de Execução Penal, para que o condenado conte, então, com o direito à progressão, deverá: cumprir ao menos 1/6 da pena no regime anterior, se condenado por crime comum, ou 2/5 e 3/5 (para o reincidente), se condenado por crime considerado hediondo ou equiparado; ostentar bom comportamento carcerário, comprovado pelo diretor do estabelecimento; e, se condenado por crime contra a administração pública terá a progressão de regime condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais.

Barroso e as senhas para soltar corruptos

O ministro Luis Roberto Barroso disse esta semana em entrevista que há gabinetes no Supremo Tribunal Federal “distribuindo senha para soltar corruptos”. Depois, emitiu nota, recuando das críticas a seus colegas de Corte.

A vez do “voto camarão”

Está de volta o chamado “voto camarão”: aquele no qual os candidatos aos cargos, desde deputado estadual, deputado federal, senador a governador, pedem o voto pessoal ao eleitor, mas deixam em aberto a cabeça, o candidato a presidente da República. No Rio Grande do Sul, o fenômeno tem ocorrido junto a aliados tanto de José Ivo Sartori (MDB),como de Eduardo Leite (PSDB), cujos partidos têm respectivamente, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin como candidatos a presidente. E ainda os gaúchos Germano Rigotto, e Ana Amélia como vices.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Saiba como apagar as informações que o Google tem de você
Tudo acontece? Nãooooooooo
https://www.osul.com.br/viva-o-stf/ Viva o STF! 2018-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar