Sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2025
O Porsche 911 reafirmou sua posição como o esportivo mais desejado do Brasil em 2024. Com 1.509 unidades emplacadas ao longo do último ano, o modelo mais famoso da marca alemã não só liderou a categoria no País, como também colocou o Brasil entre os seus principais mercados globais.
No ranking mundial de vendas do 911, o Brasil ficou na oitava posição, com só 20 unidades atrás da Itália (1.529), a sétima colocada. Os Estados Unidos seguem disparados na liderança, com 15.542 unidades vendidas, seguidos pela sua terra natal, a Alemanha (9.718), e pelo Reino Unido (3.384). No total, o 911 somou mais de 50.600 unidades no mundo em 2024.
Por aqui, o desempenho impressiona não apenas pelo volume, mas também porque o 911 não é barato. O esportivo tem tabela inicial de R$ 930 mil e facilmente ultrapassa R$ 1 milhão com os muitos opcionais disponíveis. Mesmo assim, superou concorrentes de peso, como o Porsche 718 Boxster (877 unidades), Ford Mustang (681), Porsche 718 Cayman (342) e BMW M2 (256).
Dentro da gama da Porsche, o 911 ficou atrás apenas do Cayenne, líder de vendas da marca no País, com 1.618 unidades. E do Macan, que somou 1.362 exemplares. Ao todo, a Porsche emplacou 6.172 veículos no Brasil em 2024.
Projeto conjunto
Em outra frente, a General Motors e a Hyundai anunciaram recentemente os primeiros cinco modelos que serão fruto de um projeto conjunto entre as duas montadoras. A parceria, oficializada em setembro de 2024, prevê o desenvolvimento compartilhado de quatro veículos para os mercados da América Central e América do Sul, um SUV, um carro de passeio, uma picape compacta e uma picape média, além de uma van comercial elétrica voltada para a América do Norte.
Os modelos terão arquitetura flexível, podendo adotar motores a combustão ou sistemas híbridos. A previsão é que os lançamentos ocorram a partir de 2028. Segundo as montadoras, quando a produção estiver em plena capacidade, as vendas devem superar 800 mil unidades por ano.
A GM ficará responsável pela plataforma da picape média, enquanto a Hyundai deverá liderar o desenvolvimento dos modelos compactos e da van elétrica. Apesar de compartilharem a base mecânica, cada veículo terá design próprio, de acordo com o comunicado divulgado pela GM.
A van elétrica será produzida nos Estados Unidos, enquanto os modelos para América Central e do Sul terão projeto iniciado nos próximos meses. Além dos veículos, GM e Hyundai também vão se unir para compras conjuntas de materiais, transporte e logística, e estudam colaboração no fornecimento de aço com baixa emissão de carbono.
As empresas não descartam expandir a parceria para outras áreas, como novos sistemas de propulsão, incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de hidrogênio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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