Quarta-feira, 01 de maio de 2024
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2024
As companhias aéreas Gol e Latam Airlines cancelaram seus voos de ida e volta nos aeroportos da Argentina marcados para esta quarta-feira (24), devido à greve geral de trabalhadores anunciada pela Confederación General del Trabajo (CTG), prevista para durar 24 horas. Passageiros que já compraram bilhetes para a data podem solicitar reembolso ou remarcar a viagem sem custos adicionais, de acordo com as companhias.
A CTG, que anunciou a greve, é o maior grupo sindical da Argentina. A paralisação das atividades, que deve afetar a operação aeroportuária do país, tem como objetivo se posicionar contra as medidas econômicas anunciadas por Milei desde sua posse – principalmente contra a privatização de empresas estatais, como o Banco Central argentino, a companhia aérea estatal Aerolíneas Argentinas e a de saneamento básico AySA.
A Gol opera em Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. Em todas elas, os voos que tinham como destino ou partida entre os dois países foram cancelados nesta data. A Latam também admitiu a possibilidade de atrasos ou cancelamentos nos voos.
Em ambos os casos, as companhias aéreas informaram ao jornal Valor Econômico, por nota, que todos os clientes com passagens para a Argentina na quarta terão seus voos remarcados para outras datas e poderão fazer as alterações sem custos ou, ainda, solicitar reembolso integral.
Operações extras
– O que fazer com as passagens? Para atender os clientes afetados, a Gol criou operações extras para os dias 25 e 26 de janeiro. Em casos de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0300 115 2121.
Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h.
Em caso de compras com milhas, os clientes devem procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante). Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.
Já a Latam informou que não haverá multa para remarcações de passagens com nova data de viagem em até 15 dias após a data original do bilhete comprado. O reembolso pode ser solicitados sem multa para todos os bilhetes não utilizados. As informações são do jornal Valor Econômico.