Domingo, 25 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de maio de 2025
Entre fevereiro e maio, 783 brasileiros em situação de vulnerabilidade foram repatriados
Foto: DivulgaçãoO governo federal recebeu neste sábado (24) mais 103 brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. O grupo desembarcou no PAAHM (Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante), localizado no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Entre os repatriados, três possuíam pendências com a Justiça brasileira e foram mantidos sob custódia da Polícia Federal. Os demais seguiram para suas cidades de origem.
De acordo com o governo brasileiro, entre fevereiro e maio deste ano, o Brasil repatriou 783 cidadãos em situação de vulnerabilidade no exterior. A maior parte dos repatriados são dos Estados Unidos, onde o governo do presidente Donald Trump endureceu as regras de entrada e permanência de imigrantes desde janeiro, quando assumiu o mandato.
Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, mais de 142 mil imigrantes irregulares foram expulsos do país desde que Trump assumiu a presidência do país.
No primeiro desembarque de repatriados neste ano, ocorrido em 24 de janeiro, autoridades brasileiras relataram surpresa com o uso de algemas e com relatos de abusos e condições precárias enfrentadas pelos deportados. Desde então, uma força-tarefa foi criada para garantir um acolhimento mais humanizado aos cidadãos repatriados.
O acolhimento dos brasileiros deportados é realizado com o apoio da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, e dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Desenvolvimento e Assistência Social, Relações Exteriores e Defesa.
Também participam da operação os governos estaduais do Ceará e de Minas Gerais, além das concessionárias Fraport Brasil e BH Airport, responsáveis pelos aeroportos que recebem os voos.