Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral “Vou comer o seu fígado”, diz o presidente das Filipinas aos terroristas

Compartilhe esta notícia:

Rodrigo Duterte costuma ter reações inusitadas. (Foto: Reuters)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou comer vivos os islamitas que sequestraram e decapitaram reféns vietnamitas no Sul do país.

A reação furiosa do presidente aconteceu depois que soldados filipinos encontraram na quarta-feira os corpos decapitados de dois reféns que, ao lado de outros quatro marinheiros vietnamitas, haviam sido sequestrados em novembro na região de Mindanao.

“Vou comer seu fígado se é isto que vocês desejam. Passem o sal e vinagre e vou comer na frente de vocês”, disse Duterte em um discurso. “Eu como de tudo. Não sou difícil. Como até o que não pode ser engolido”, continuou.

E, exibindo um telefone celular com uma foto dos marinheiros vietnamitas decapitados, Duterte amaldiçoou os jihadistas: “Por acaso vamos nos deixar escravizar por esta gente? Filhos da p…”. O presidente filipino ordenou no ano passado uma ofensiva contra o grupo Abu Sayyaf e outras organizações islâmicas.

As tropas filipinas encontraram os dois reféns decapitados, na quarta-feira (5), na ilha de Basilan, reduto do grupo Abu Sayyaf.

O governo de Duterte vem enfrentando problemas com os radicais islâmicos. Em junho, um incêndio matou 36 pessoas em um cassino em Manila, a capital do país. Embora o governo negue se tratar de um atentado, a ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico.

Inicialmente um grupo criado nos anos 1990 com recursos fornecidos pela rede Al-Qaeda de Osama Bin Laden, o Abu Sayyaf se dividiu mais tarde em várias facções, algumas delas dedicadas aos crimes e aos sequestros.

Uma facção afirmou lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI) e alguns de seus membros controlam setores de Marawi, a maior cidade muçulmana de um país de maioria católica.

Outras declarações

Em abril o presidente já havia dado declaração semelhante, ao ameaçar “comer” terroristas islâmicos, destacando que ele pode ser muito mais duro do que eles, informou na época a agência Associated Press.

“Se vocês querem que eu me torne um animal, estou acostumado a sê-lo. Somos iguais. Posso fazer 50 vezes mais coisas do que vocês”, disse o presidente, falando sobre os islamistas durante a cerimônia de inauguração de um torneio esportivo nacional.

De acordo com Duterte, se ele encontrasse um terrorista quando estivesse maldisposto, o comeria.

“Deem-me vinagre e sal, vou comer seu fígado”, disse Duterte, falando da eliminação de um dos chefes da organização terrorista Abu Sayyaf.

Anteriormente, a polícia filipina eliminou um dos líderes da Abu Sayyaf durante um tiroteio na ilha de Bohol. No início de 2004 a organização foi autora do maior atentado na história filipina: mais de 200 pessoas foram vítimas da explosão da balsa SuperFerry-14. O grupo também é famoso por sequestrar pessoas para receber resgate, decapitando os reféns quando não o conseguem.

O líder filipino tinha afirmado à mídia que, se a lei marcial fosse introduzida no país, ele iria estabelecer tribunais militares para os casos dos islamistas do sul do país, permitindo punir os terroristas por enforcamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Delação de Eduardo Cunha já tem mais de cem anexos e atinge presidente Temer
A China contra-ataca e impõe novas tarifas sobre os produtos dos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/vou-comer-o-seu-figado-diz-o-presidente-das-filipinas-aos-terroristas/ “Vou comer o seu fígado”, diz o presidente das Filipinas aos terroristas 2017-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar