Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Vulcão na Islândia tem nova erupção

Compartilhe esta notícia:

O vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção no fim de março e se transformou em ponto turístico. (Foto: Reprodução)

Duas novas explosões de lava foram registradas nesta segunda-feira (5) no vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, segundo o Escritório Nacional de Meteorologia.

Em erupção desde o dia 19 de março, o vulcão que fica a cerca de 40 km da capital Reykjavik se transformou em atração turística, atraindo diariamente centenas de curiosos.

Os visitantes foram retirados do local, e os acessos próximos foram fechados pela polícia islandesa como medida de segurança.

As novas fissuras se abriram por volta do meio dia (horário local) a cerca de um quilômetro da primeira explosão, registrada no fim de março. Elas têm entre 100 e 200 metros de comprimento.

O serviço meteorológico do país alertou o público sobre queda de pedras e deslizamentos de terra quando começou a erupção do vulcão, localizado no vale Geldingardalur, na península de Reykjanes.

Os vulcanologistas islandeses, que inicialmente previram uma erupção de curta duração, calculam agora que vai durar semanas ou até mais.

O vulcão Fagradalsfjall estava há muito tempo adormecido e sua erupção não deve interferir em voos no país e nem colocar em risco as cidades mais próximas.

Em 2010, a erupção de outro vulcão, o Eyjafjallajokull, interrompeu o tráfego aéreo em toda a Europa. A última erupção na península de Reykjanes ocorreu há 800 anos com vários episódios de 1210 a 1240.

Etna

Na última semana, as autoridades de aviação civil da Itália fecharam o espaço aéreo em torno do vulcão Etna, na Sicília, devido a uma nuvem eruptiva que chega a mais de nove quilômetros de altura.

O monte vinha registrando uma intensa atividade vulcânica desde fevereiro passado. A nuvem eruptiva era acompanhada de fontes de lava e violentos estrondos.

A lava expedida pelo vulcão ativo mais alto da Europa se dirigiu a um vale desabitado a cerca de 2,6 mil metros de altitude. O monte chega a 3.326 metros de altura.

As erupções deste ano no Etna não deixaram vítimas nem provocaram danos graves.

Ativos

Os vulcões são estruturas geológicas que costumam se formar próximos às margens de placas tectônicas. Quando as placas  se chocam, movimentam o que está acima delas – as rochas – e deixam aberturas para as camadas inferiores da Terra. Por essas fissuras, pode ser expelido o magma existente entre a crosta e o manto terrestre. Quando o magma chega na superfície da Terra, torna-se um vulcão. Por ele, são lançados lava, fragmentos minerais e gases tóxicos.

Pelo mundo, há diversos locais onde a atividade vulcânica é intensa e monitorada a cada segundo.

Veja algumas delas:

Villarrica

Um dos vulcões mais ativos do Chile, o Villarrica tem 2893 metros de altura e está localizado próximo às cidades de Pucón e Villarrica, 800km ao sul de Santiago. Suas últimas erupções aconteceram em 1984, 1971 e 1964. É comum se deparar com fumaça saindo do topo do vulcão e, em dias de maior atividade, observar o surgimento de lava na cratera.

Tungurahua

É o vulcão mais ativo e temido da América do Sul, já que está em erupção desde novembro de 1999. A última grande erupção aconteceu em julho de 2013 e não teve vítimas. O Tungurahua está localizado na região central do Equador e seu topo encontra-se a 5023m do nível do mar.

Monte Rainier

Muito próximo à uma área urbana no Estado de Washington, nos Estados Unidos, o Monte Rainier inspira cuidados. Uma erupção poderia derreter toda a camada de gelo e neve que cobre a montanha e, assim, aumentar o volume da massa que se desloca da montanha, como numa avalanche.

Santa Helena

Depois de 127 anos inativo, o Santa Helena, também no Estado de Washington (EUA), despertou acompanhado de um terremoto de 5.1 graus na escala Richter. A erupção, que provocou danos ambientais numa área de 550 km², emitiu cinzas vulcânicas que causaram problemas respiratórios em pessoas a 1550 km de distância do vulcão. As explosões do vulcão fizeram com que a altura da cratera da montanha diminuísse cerca de 400 metros.

O Santa Helena não entra em erupção desde 2008 e atualmente tem 2550 metros de altura.

Vesúvio

Histórico. É o que pode se dizer do Vesúvio, que em 79 d.C. entrou em erupção e destruiu completamente as cidades de Pompéia e Herculano. O vulcão italiano está localizado na região da cidade de Nápoles, que abriga 3 milhões de habitantes. Desde 1944, o Vesúvio não entra em erupção.

Eyjafjallajökull

Com um nome bem difícil de pronunciar e soletrar, o Eyjafjallajökull é o vulcão responsável por fechar o espaço aéreo europeu em 2010, e, com isso, gerar atrasos e cancelamentos de voos em todo o mundo; As cinzas vulcânicas espalhadas pelo vento não podem ser atravessadas por aeronaves.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Fundo Monetário Internacional alivia a dívida dos 28 países mais pobres do mundo
O presidente da Rússia pode ficar no poder até 2036
https://www.osul.com.br/vulcao-na-islandia-tem-nova-erupcao/ Vulcão na Islândia tem nova erupção 2021-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar