Ícone do site Jornal O Sul

WhatsApp não vai mais excluir contas e cancela prazo de novas regras

A nova política entrou em vigor no dia 15 de maio. (Foto: Reprodução)

Desde que anunciou a nova política de privacidade no início deste ano, o WhatsApp vem sofrendo forte resistência entre os usuários do aplicativo. Muitos migraram até mesmo para empresas concorrentes como o Telegram ou Signal. O mensageiro mais usado no mundo até alterou o prazo para aceite da mudança, mas parece que Mark Zuckerberg não aguentou a pressão – pelo menos na Índia.

Isso porque, segundo um tweet da Press Trust of India, o WhatsApp decidiu cancelar o prazo final de 15 de maio. O veículo afirma que nenhuma conta será excluída se os novos termos não forem aceitos pelos usuários.

Em nota, o WhatsApp confirmou que ninguém será prejudicado. “Embora a maioria dos usuários que receberam os novos termos de serviço os tenha aceitado, agradecemos que algumas pessoas ainda não tenham tido a chance de fazê-lo. Nenhuma conta será excluída em 15 de maio por causa dessa atualização e ninguém perderá a funcionalidade do WhatsApp. Faremos o acompanhamento com lembretes às pessoas nas próximas semanas”.

Desde que a mudança foi comunicada, vários governantes protestaram contra. O governo da Índia pediu à empresa para que política fosse encerrada. É importante ressaltar que ainda não se sabe se o cancelamento do prazo será aplicado apenas para os usuários indianos ou para todo o mundo.

Novos termos

Segundo a Central de Ajuda do WhatsApp, o usuário que não aceitar os novos termos terá uma versão limitada do aplicativo: Não será possível acessar a lista de conversas; As pessoas que têm as notificações do app habilitadas ainda poderão ler ou responder uma mensagem por meio delas; Atender chamadas de vídeo e de voz também será permitido.

No entanto, a empresa ressalta que após algumas semanas com o aplicativo no modo limitado, o WhatsApp deve parar de enviar mensagens, notificações, ou chamadas para o smartphone. Assim, o usuário só poderá voltar a ter o mensageiro funcionando normalmente quando aceitar os novos termos de privacidade.

Contas inativas

Se mesmo com as mensagens limitadas o usuário não autorizar a nova política, a conta será considerada inativa e excluída após 120 dias a partir do último acesso. O conteúdo armazenado no app, porém, permanecerá salvo no dispositivo até que o WhatsApp seja excluído do smartphone. Para ativar uma conta, basta conectar o celular em uma rede com internet e acessar o aplicativo.

Caso você decida excluir o app, é possível exportar seu histórico de conversas tanto no sistema Android quanto no iOS, e baixar um relatório da sua conta.

Sair da versão mobile