Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil WhatsApp no Supremo: “Caso é único no mundo”, dizem executivos do aplicativo

Compartilhe esta notícia:

Audiência pública discute bloqueio judicial do WhatsApp. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

Os bloqueios ao WhatsApp, alvo de ações no Supremo Tribunal de Justiça que começaram a ser discutidas nesta sexta-feira (2), são encarados pela empresa como uma situação única no mundo. As quatro suspensões sofridas pelo app até agora foram pedidas pela Justiça como punição ao descumprimento de ordens para fornecer conversas de suspeitos de cometer crimes. Só que isso é algo que o WhatsApp afirma não ser capaz de acessar, já que todas as mensagens são protegidas por uma forte camada de criptografia.

A tecnologia codifica arquivos trocados pelo serviço para que circulem com maior segurança. Caso sejam interceptados, sua leitura é inviabilizada. Só remetente possui meios de acessar o conteúdo.

Um dos fundadores do aplicativo, Brian Acton afirmou que a criptografia visa proteger a intimidade das comunicações dos usuários. “Basicamente, a ideia é que o conteúdo da mensagem está criptografado. E isso significa que ninguém pode ler. Nem o WhatsApp, nem o Facebook, ninguém. Nem [os governos de] Estados Unidos, ou Brasil. Nem os países, nem as companhias. Isso cria um sistema que protege a segurança e a privacidade dos usuários.”

No ano passado, durante o último bloqueio, o outro cofundador do programa, Jan Koum, afirmou que a situação era “chocante”. Nesta semana, engenheiros responsáveis pela máquina de tornar as conversas do WhatsApp sigilosas e a equipe jurídica do aplicativo vieram ao Brasil para explicar como a tecnologia funciona.

Mark Khan, responsável pelo jurídico do WhatsApp, diz, apesar de o aplicativo ser alvo de contestação judicial em outros lugares do mundo, o caso do Brasil é único no mundo. “Nós certamente temos outros casos. Mas, em se tratando de criptografia, esse é um caso único.”

“Eu não sou um advogado brasileiro, mas meu entendimento da lei brasileira é que não há nada que torne a criptografia ilegal ou que nos force a decodificar”, disse Khan. (Helton Simões Gomes e Mateus Rodrigues/AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após engolir um celular, preso passa por cirurgia e segue internado em um hospital
O PIB do Brasil mostra que a economia do País perdeu o embalo para crescer
https://www.osul.com.br/whatsapp-no-supremo-caso-e-unico-no-mundo-dizem-executivos-aplicativo/ WhatsApp no Supremo: “Caso é único no mundo”, dizem executivos do aplicativo 2017-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar