Domingo, 01 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

FÓRUM ECONÔMICO GAÚCHO XIII Fórum Econômico Gaúcho reflete sobre o cenário econômico estadual e nacional durante as eleições de 2026

Compartilhe esta notícia:

Lideranças dos setores público e privado irão se reunir na próxima quinta-feira (5), em Xangri-Lá, no Litoral Norte, para traçar estratégias para o crescimento econômico gaúcho.

No dia 5 de fevereiro, será dada a largada ao XIII Fórum Econômico Gaúcho. A edição deste ano tem como princípio debater os possíveis caminhos a serem traçados rumo ao crescimento financeiro do Rio Grande do Sul. Ao longo de uma única tarde, o evento, organizado pela Rede Pampa, reunirá lideranças empresariais e institucionais, bem como importantes autoridades públicas. A cerimônia será realizada a partir das 14h30, no Salão de Eventos da Sociedade Amigos Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-Lá, no Litoral Norte. 

Com expectativa positiva, impulsionada pela qualificação dos participantes e das instituições envolvidas, a solenidade se propõe a apresentar conteúdos sobre inovações mercadológicas, sustentabilidade, geração de emprego, novos comportamentos da economia, entre outros. A programação ainda abordará áreas essenciais da sociedade contemporânea, como tecnologia, logística, agronegócio, indústria, comércio, planejamento e meio ambiente. 

Dentre os mais de 15 painelistas, encontra-se o diretor de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior. De maneira ampla, o diretor vai abordar as estimativas da taxa Selic para 2026 e sobre o comportamento econômico estadual e nacional, durante o ano de eleições políticas.  

Em um primeiro momento, Ranolfo pretende chamar a atenção para o impacto da taxa básica de juros, que encerrou 2025 em patamar elevado. “Nós tivemos, no ano de 2025, uma taxa Selic muito alta, de 15% ao ano. Fechamos o ano com essa taxa. A expectativa que nós temos é que ela deva iniciar a sua redução já nesse primeiro trimestre, e a expectativa que se trabalha, embora um pouco alta, [é de que] ela chegue a 12%, o que já melhoraria no comparativo com o ano passado”, afirmou.

Já em relação ao calendário eleitoral, o diretor do BRDE fala sobre os impactos que a disputa pode causar na economia. “[Desde] sempre, as eleições têm um reflexo na economia e no desenvolvimento, não só do país, como do estado e, até mesmo, dos municípios. Então, a questão eleitoral anda sempre conjuntamente à questão econômica”, pontuou Ranolfo. 

Além disso, ele ainda ressaltou a importância do rápido processo de recuperação do território gaúcho, devastado após a enchente histórica, e desejou que o cenário se mantenha estável, de modo a garantir a evolução econômica do estado. “Após uma série de estiagens, após a catástrofe de 2024, o Rio Grande do Sul vem se recuperando, e que continue nesta mesma linha”, frisou.  

Durante o evento, a fala de Ranolfo, assim como a dos demais palestrantes, será conduzida pelo vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto. A apresentação do fórum ficará a cargo da comunicadora Vera Armando, da Rede Pampa. A dinâmica permitirá que os convidados aprofundem suas contribuições e apresentem suas visões nos diferentes segmentos que compõem a economia do estado. 

O evento é gratuito, com inscrições disponíveis até o dia 4 de fevereiro através do site oficial do fórum

As vagas para participação presencial são limitadas. Quem não puder comparecer presencialmente terá a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo através do YouTube da TV Pampa ou pelo Facebook da Rádio Liberdade. 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de FÓRUM ECONÔMICO GAÚCHO

Por que o verão deixa a libido em alta? Saiba como o calor influencia o desejo sexual
XIII Fórum Econômico Gaúcho debate retomada e perspectivas de crescimento no pós-enchentes
https://www.osul.com.br/xiii-forum-gaucho-reflete-sobre-cenario-economico/ XIII Fórum Econômico Gaúcho reflete sobre o cenário econômico estadual e nacional durante as eleições de 2026 2026-01-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x