Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Yahoo espionou secretamente os e-mails dos usuários a pedido da inteligência americana

Compartilhe esta notícia:

Empresa recebeu uma solicitação - feita de forma secreta - e escaneou centenas de milhares de contas do Yahoo Mail. (Foto: Reprodução)

O Yahoo teria criado secretamente em 2015 um software para procurar nos e-mails de todos os seus usuários informações específicas a pedido da inteligência dos EUA, segundo revelou nesta terça-feira, (4), uma fonte com conhecimento sobre o assunto.

A empresa recebeu uma solicitação – feita de forma secreta – e escaneou centenas de milhares de contas do Yahoo Mail a pedido da Agência de Segurança Nacional ou do FBI, disseram dois ex-funcionários e uma terceira pessoa envolvida no caso.

Ainda não se sabe o que os oficiais de inteligência estavam procurando, apenas que eles queriam que o Yahoo procurasse um conjunto de caracteres, que poderia ser uma frase em um e-mail ou anexo, disseram as fontes, que não quiseram se identificar.

Outras informações que também permanecem desconhecidas são sobre os dados que a empresa pode ter fornecido e se as autoridades abordaram outros provedores de e-mail além do Yahoo com o mesmo tipo de pedido.

Segundo dois ex-funcionários, a decisão da diretora-executiva da companhia, Marissa Mayer, de obedecer à ordem do setor de inteligência dos EUA incomodou alguns executivos e levou à saída do então diretor do Departamento de Segurança da Informação, Alex Stamos, que agora ocupa um alto cargo na equipe de segurança do Facebook.

Especialistas dizem que provavelmente a NSA ou o FBI abordaram outras empresas de internet com o mesmo pedido, já que evidentemente eles não sabiam quais contas de e-mail estavam sendo usadas pelo alvo.

A NSA normalmente faz pedidos de vigilância doméstica por meio do FBI, o que torna difícil saber qual agência está procurando a informação. De acordo com as emendas legislativas de 2008, agências de inteligência podem pedir às empresas de telefonia e internet americanas para fornecer dados de usuários visando ajudar nos esforços para coletar informações para os mais variados fins, incluindo a prevenção de ataques terroristas. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Furacão Matthew devasta Haiti e deixa mortos
A Coreia do Sul disse que o ditador norte-coreano Kim Jong-un está comprometido com a desnuclearização
https://www.osul.com.br/yahoo-espionou-secretamente-os-e-mails-dos-usuarios-a-pedido-da-inteligencia-americana/ Yahoo espionou secretamente os e-mails dos usuários a pedido da inteligência americana 2016-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar