Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Zoológico de Sapucaia do Sul passa a expor anfíbio mexicano ameaçado de extinção

Compartilhe esta notícia:

Axolotes foram apreeendidos em restaurante de Porto Alegre. (Foto: Igor de Almeida/Sema)

Administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre) passou a expor 35 exemplares de uma espécie até então inédita em seus 63 anos de atuação: o axolote (Ambystoma mexicanum). Trata-se de um anfíbio originário do México e que costuma ser vítima de tráfico, fator que o levou ao status de criticamente ameaçado de extinção em nível mundial.

Para manter os animais, aquários foram adaptados e construídos mediante especificações adequadas. Placas informativas sobre a espécie e com alertas sobre o impacto danoso do tráfico de animais foram instaladas no novo recinto. Antes de entrar em exposição, passaram por quarentena e adaptação, já que não há como serem reintroduzidos no habitat natural.

Os axolotes foram apreendidos no semestre passado, durante operação conjunta entre a Sema e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema). Ao todo, eram 74 exemplares, mantidos ilegalmente em um restaurante da capital gaúcha.

Conforme especialistas, o anfíbio chama a atenção porque, diferente de sapos e rãs, não passa pela transformação típica da vida aquática à terrestre. O resultado é uma aparência bastante peculiar. A espécie pode atingir 30 centímetros e habita exclusivamente a água doce – a expectativa de vida é de aproximadamente cinco anos. Costuma ser tranquila, movimenta‑se lentamente e alimenta‑se de pequenos peixes e microrganismos presentes no ambiente.

Outra característica é a capacidade de regenerar membros inteiros e até partes de órgãos internos, o que a torna alvo de estudo médico e científico em diversos países. Por esse motivo, os outros 39 exemplares apreendidos foram destinados a instituições parceiras da Sema, para fins de pesquisa.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Abel Braga eternizado em Atlântida: estátua no Bar do Tato celebra ídolo colorado
Carnaval Infantil no SETCERGS em Atlântida: alegria e integração para toda a família
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x