Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 16% das indústrias nacionais perderam mercado para importações da China

Compartilhe esta notícia:

PIB chinês cresceu 6,9% em 2015 (Foto: Reprodução)

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que 16% das indústrias perderam participação no mercado interno em função das importações da China. O resultado representa uma elevação de 2 pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior, realizado em 2010.

No mercado internacional, a disputa também é acirrada e mais da metade (54%) das empresas exportadoras do Brasil concorrem com a China em outros países. O percentual das empresas que deixaram de exportar em razão da concorrência com os chineses aumentou de 7% para 11%. De acordo com a entidade empresarial, as pequenas corporações são as que mais sofrem: 26% deixaram de exportar, ante 12% das empresas de médio porte e 7% das grandes.

Dos 15 setores com número significativo de empresas que concorrem com a China no mercado doméstico, seis deles registraram perda de participação no mercado interno em mais de 30% das empresas. No grupo produtos diversos, 40% dos empresários apontaram perdas. Em seguida vem os fabricantes têxteis (39%), o segmento de metalurgia (39%), vestuário (36%), informática, eletrônicos e ópticos (35%) e máquinas e equipamentos (32%).

O percentual de empresas brasileiras que disseram importar da China subiu de 17%, em 2010, para 18% em 2014. A proporção de indústrias que compram produtos finais da China era 9%, em 2010, e ficou estável na última pesquisa. As companhias que disseram adquirir máquinas e equipamentos chineses passou de 8%, em 2010, para 9%, em 2014.

A CNI informou também que somente 3% das indústrias brasileiras possuem fábrica própria na China e outros 2% terceirizam parte da produção para companhias chinesas. (ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Produção industrial brasileira cai em julho e acumula queda de 6,6% em 2015, diz IBGE
Veja os dez carros e as dez motos mais vendidos em agosto de 2015
https://www.osul.com.br/16-das-industrias-nacionais-perderam-mercado-para-importacoes-da-china/ 16% das indústrias nacionais perderam mercado para importações da China 2015-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar