Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Tribunal suspende uma das prisões preventivas do ex-deputado Eduardo Cunha, mas ele continuará preso

Angus antecipa participação na Expointer, com expectativa na valorização de rústicos

Lançamento Angus na Expointer
O presidente da Associação Angus , José Roberto Pires Weber e o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros. Fotos Jackson Ciceri (o Sul)

 

A retomada dos investimentos na cria nos campos gaúchos deve motivar bons negócios na 38ª Expointer, de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Apesar da crise da economia, a Associação Brasileira de Angus prevê preços aquecidos e procura intensa pelo gado rústico, o que deve dar o tom da Temporada de Primavera, quando, estima-se, devam faltar touros à venda. As novidades sobre a exposição foram divulgadas hoje durante coletiva de imprensa no Fazenda Barbanegra Restaurante, na Capital.

Segundo o leiloeiro Fábio Crespo, a pecuária vive um momento excelente que deve motivar as vendas do Leilão de Rústicos da Expointer, agendado para dia 31 de agosto, às 14h, na Pista J. “Há muita procura por animais no campo. Os leilões são realizados no Centro do País indicam médias excelentes que deverão ser acompanhados pelas vendas aqui em Esteio”, completa. Já estão confirmados para o Leilão de Rústicos Angus 39 lotes (18 fêmeas e 21 machos), que devem superar a marca de faturamento de 167,1 mil reais obtida em 2014 para os 24 animais bovinos comercializados.

A retomada da cria também deve estimular as vendas de ventres durante a 12ª Feira da Novilha, que será realizada no dia 3 de setembro às 18h em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul) e Santa Úrsula Remates. Devem ser levadas à pista 700 novilhas, sendo mais de 80% da oferta Angus. A previsão é atingir média de 5,5 reais por quilo vivo, valor 14% maior do que o obtido em 2014, quando a valorização ficou em 4,8 reais. O carro chefe deste ano devem ser as novilhas de dois anos, com valor estimado entre 1,8 mil e 2 mil reais por cabeça.

Outro momento de bons negócios deve ser o 7º Red Concert, leilão promovido pela Cabanha Cantaduva com participação das cabanhas da Maya e Santa Sérgia no dia 2 de setembro. A previsão é replicar as boas médias obtidas no Brasil Central. Para as 40 fêmeas que entrarão em pista, a criadora Fabiana Gomes espera valorização entre 10 mil e 15 mil. Bons negócios também são estimados para os quatro touros a serem ofertados.

O presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, destaca que a força genética da raça deve sobressair frente a uma pequena queda de 9,9% no número de animais inscritos verificada neste ano. Para esta exposição, a Angus recebeu inscrição de 176 bovinos de argola e 105 rústicos, um total de 281 animais. Em 2014, a exposição recebeu inscrição de 195 animais de argola e 117 rústicos, total de 312.