Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias As “estrelas” informais do YouTube dão dicas para problemas do dia a dia e são seguidas por milhares de pessoas

Compartilhe esta notícia:

YouTube não é apenas uma plataforma de vídeos, mas, de mudanças sociais. (Foto: Freepik)

Que o YouTube é uma das mais populares plataformas não restam dúvidas. O usuário recebe, de graça, dicas de quem vivencia as situações. A prática tem transformado a vida de quem repassa suas experiências, apesar de não ter se formado no assunto.

É o caso da jornalista Mari Ribeiro, 27 anos, que criou o canal ‘De Mudança’, e se tornou uma espécie de conselheira especialmente para jovens que querem se livrar da fama de ‘geração canguru’. Com 23 mil seguidores, ela fala para quem está montando um novo lar. “Não existiam canais específicos para esse tema. Resolvi explicar como funciona o cotidiano de quem mora só. Dou dicas de como entender contrato de aluguel, enfrentar a solidão e até a organizar a geladeira”.

Mari dá sugestões de como manter seu ambiente limpo por mais tempo, dispensando a contratação constante de faxineiros, por exemplo, além de outros detalhes que facilitam a rotina.

A Engenheira Civil Mirna Borges, de 30 anos, abandonou a empresa onde trabalhava para dar dicas de economia. Transformou sua casa, em Vitória (ES), em auditório onde grava vídeos semanais que oferecem sugestões de soluções para problemas relacionados ao bolso.

O canal EconoMirna foi criado em abril de 2016, quando percebeu que a maioria dos seus amigos tinham dificuldade em lidar com dinheiro e investimentos. “Escolho os temas relacionados a cartões de crédito, corte de anuidade, planejamento de sonhos, tesouro direto entre outros” explica.

Com 178 mil seguidores, a youtuber conta qual é a fórmula usada para atrair o público. “Demonstro vantagens e desvantagens sobre cartões de crédito. Isso é suficiente para atraí-los”. Ela ainda acrescenta que recebe diariamente agradecimentos de seguidores. “Muitos conseguiram controlar o consumismo. Outros, criaram renda extra”.

Para o fundador do curso Greeky e consultor de Marketing Digital Victor Lymberopoulos, as duas provam que o YouTube não é apenas uma plataforma de vídeos, mas, de mudanças sociais. “Milhares de pessoas postam vídeos diariamente sobre o que fazem de melhor, criando comunidades sobre diversos assuntos. Você sempre pode encontrar alguém que te ensine algo ou te faça rir”, avalia.

Em busca de ampliar o conteúdo dado em sala de aula, o professor de Comunicação do Ibemec Marcio Gonçalves, criou um canal no qual explora seu projeto ‘Aula Sem Paredes’, onde dá dicas de livros e utiliza a linguagem audiovisual para abordar temas de suas disciplinas.

“O YouTube permite a derrubada das paredes e coloca o conteúdo à disposição dos meus alunos, dentro do tempo deles, deixando de ser restrito ao tempo da instituição de ensino”, explica o professor. Ele também conta que a maioria dos canais oferece conteúdos voltados para o humor e que, a partir disso, percebeu que era o momento de levar o conhecimento acadêmico. “Meu canal não vence pelo número de seguidores. Mas, pela qualidade. É um conteúdo específico para um público exclusivo”, ensina.

A especialista em Mídias Sociais e Marketing Digital Patrícia Andrade Ladeira, alerta para cuidados que o público deve tomar na internet. “É tão democrática, que dá voz a todos. Além de permitir que alguns ‘curiosos’ levem o título de youtubers. “É preciso ser crítico na hora de receber as dicas infalíveis. É importante saber quem é o indivíduo que compartilha as informações. Que experiência ele possui para dizer como devo agir”, ressalta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A Baixada Fluminense teve nove homicídios por dia em 2017
Família adota uma mulher de 35 anos pensando que fosse um menino de 13 anos
https://www.osul.com.br/as-estrelas-informais-do-youtube-dao-dicas-para-problemas-do-dia-dia-e-sao-seguidas-por-milhares-de-pessoas/ As “estrelas” informais do YouTube dão dicas para problemas do dia a dia e são seguidas por milhares de pessoas 2018-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar