Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro escolhe Ricardo Salles para o Ministério do Meio Ambiente

Compartilhe esta notícia:

O objetivo da decisão do ministro Ricardo Salles é levantar quanto foi pago às ONGs no ano passado. (Foto: Divulgação)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou Ricardo Salles para assumir o Ministério do Meio Ambiente de seu governo. O nome foi anunciado por meio das redes sociais neste domingo (9). Salles é advogado e ex-secretário de Meio Ambiente do governo de São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).

Ele concorreu ao cargo de deputado federal pelo Partido Novo nas eleições deste ano, mas não se elegeu. Salles é advogado e um dos criadores do movimento Endireita Brasil.

O ex-secretário de São Paulo já era cotado para o cargo e era o nome preferido dos ruralistas. O nome dele foi indicado por várias entidades ligadas ao setor produtivo, como o agronegócio, construção civil, comércio e indústria. A Sociedade Rural Brasileira e a Unica (União da Agroindústria Canavieira) divulgaram nota de apoio ao advogado. Salles também recebeu apoio de setores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Alvo de ação

Quando era secretário do governo do tucano, Salles e mais duas funcionárias da sua equipe foram alvos de uma ação de improbidade administrativa por suspeita de esconder alterações em mapas do zoneamento ambiental do rio Tietê, na Grande São Paulo.

Segundo a denúncia, o ex-secretário teria adulterado mapas para a aprovação de projetos “com a clara intenção de beneficiar setores econômicos, notadamente a mineração, e algumas empresas ligadas à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)”. O Ministério Público pede sua condenação ao pagamento de R$ 70 milhões.

Polêmica

O Ministério do Meio Ambiente foi alvo de polêmicas desde a campanha de Bolsonaro. Quando ainda era candidato, o presidente eleito prometeu unificar a pasta à Agricultura, mas acabou desistindo após sofrer pressão de ambientalistas e de ruralistas.

A escolha para o ministério ocorre no rescaldo da repercussão negativa gerada pela desistência do governo brasileiro de sediar a Cúpula do Clima, Cop-25, em 2019.

Embora o Ministério das Relações Exteriores tenha justificado a mudança por ausência de Orçamento, no exterior, a medida foi vista como uma ação do governo Bolsonaro, que critica a ação de organizações internacionais em relação a assuntos do clima.

Mais investigações

Salles também foi investigado pelo Ministério Público de SP por intermediar processos administrativos e outras atividades supostamente ilícitas na Jucesp (Junta Comercial de São Paulo). Segundo a Ministério Público: “nota-se a presença de outros inquéritos instaurados para apurar as práticas criminosas envolvendo a empresa BNE Administração de Imóveis S/A que contratou o advogado Ricardo de Aquino Salles, ex-secretário do meio ambiente da atual gestão executiva para atuar junto a Jucesp facilitando os procedimentos internos em benefício da empresa supracitada.”

Segue o documento: “em tese, caracteriza-se crimes diversos: estelionato, formação de quadrilha, fraude processual, lavagem de capitais, ocultação de bens e outros ainda a serem apurados, o que demonstra o vulto da presente investigação detalhada, ouvindo-se todos os envolvidos e eventuais testemunhas dos fatos.”

O advogado é investigado em dezenas de inquéritos policiais e civis, por supostos atos de improbidade administrativa, fraudes em documentos e em diversos processos, além de intimidações contra testemunhas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro disse que deve remarcar sua cirurgia para ir ao Fórum Econômico Mundial em Davos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou um ex-diretor do FBI de mentir em depoimento ao Congresso
https://www.osul.com.br/bolsonaro-escolhe-advogado-ricardo-salles-para-ministerio-do-meio-ambiente/ Bolsonaro escolhe Ricardo Salles para o Ministério do Meio Ambiente 2018-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar