Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou um ex-diretor do FBI de mentir em depoimento ao Congresso

Compartilhe esta notícia:

James Comey (C) foi chamado de "vazador" pelo líder republicano. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesse domingo o ex-diretor do FBI (a polícia federal norte-americana), James Comey, de mentir em seu depoimento diante do Congresso Nacional na semana passada, no qual o ex-funcionário revelou que a investigação sobre a ingerência russa em 2016 se centrou inicialmente em quatro cidadãos americanos.

Em duas mensagens em sua conta no Twitter, Trump criticou o testemunho de Comey, cuja transcrição se tornou pública no sábado (8) à noite e foi divulgada, horas depois, por vários meios de comunicação americanos.

“O vazador James Comey deve ter estabelecido um recorde de quem mais mentiu para o Congresso em um dia. Seu testemunho na sexta-feira foi tão falso! Todo esse negócio é uma fraude arranjada liderada por pessoas desonestas que fariam qualquer coisa para que eu não pudesse me tornar presidente. Eles agora estão expostos!”, escreveu Trump.

O presidente americano acrescentou que, durante seu depoimento aos comitês de Justiça e Reforma Governamental da Câmara dos Representantes na sexta-feira, Comey disse “em 245 ocasiões” aos legisladores que “não sabia, não lembra ou não podia se lembrar de coisas”.

“(Afirmou que o FBI) abriu investigações sobre quatro americanos (não dois), que não sabia quem as aprovou e que não conhecia Christopher Steele (autor de um relatório negativo sobre Trump). Tudo mentira!”, completou Trump.

Comey, demitido por Trump em maio de 2017, falou na sexta-feira (7) ao Congresso a portas fechadas para responder às perguntas de legisladores que averiguam as ações do FBI e do Departamento de Justiça durante o escândalo que afetou a ex-candidata democrata Hillary Clinton com o uso do seu e-mail.

Em julho de 2016, Comey fechou a investigação do FBI sobre Hillary ter usado um servidor privado para enviar e-mails quando era secretária de Estado, mas dias antes das eleições a reabriu para revisar novas mensagens, algo que, segundo os democratas, pode ter influenciado no resultado do pleito.

No seu depoimento, Comey defendeu as decisões que tomou em 2016 e revelou que a investigação do FBI sobre os possíveis laços entre a Rússia e a campanha de Trump se baseou inicialmente em quatro americanos, segundo a transcrição. Comey não identificou essas quatro pessoas, mas disse que o próprio Trump não era uma delas.

Ex-advogado do presidente

Procuradores federais em Manhattan pediram a um juiz que condene Michael Cohen, ex-advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a um “período substancial na prisão” por ter pago a atriz pornô Stormy Daniels e a ex-modelo da “Playboy” Karen Mcdougal para manterem silêncio sobre supostos relacionamentos com Trump e por evasão de divisas.

Cohen, que está cooperando com a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre a possível colaboração entre a Rússia e a campanha da eleição de 2016 de Trump, se declarou culpado das acusações em agosto.

Ele se declarou culpado também de uma acusação separada feita pelo gabinete de Mueller de que ele teria mentido ao Congresso sobre discussões relacionadas à construção de um edifício das organizações Trump em Moscou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Bolsonaro escolhe Ricardo Salles para o Ministério do Meio Ambiente
“Vamos preservar o ambiente sem ideologia”, disse o futuro ministro de Bolsonaro
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-acusou-o-ex-diretor-do-fbi-de-mentir-em-depoimento-ao-congresso/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou um ex-diretor do FBI de mentir em depoimento ao Congresso 2018-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar