Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Comissão do impeachment de Dilma no Senado realiza sessão para votar requerimentos; acompanhe ao vivo

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A comissão especial do impeachment no Senado iniciou, por volta das 9h50min desta quarta-feira (27), uma sessão para votar requerimentos para ouvir depoentes de defesa e acusação sobre o processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

Pelo cronograma do colegiado, os primeiros a prestarem depoimento, já na quinta-feira (28), serão os autores do pedido de impeachment. Ainda não está definido se comparecerão os três juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal ou apenas parte deles. Na sexta-feira (29), será a vez da defesa de Dilma, a ser apresentada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

Os depoimentos que forem aprovados nesta quarta deverão ser marcados para a próxima semana. Entre os requerimentos apresentados estão convites para ouvir os ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura), os ministros aposentados do STF (Supremo Tribunal Federal) Eros Grau e Carlos Velloso, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Carlos Lamachia, e o procurador de Contas junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) Júlio Marcelo de Oliveira, além de juristas e acadêmicos.

Os trabalhos do colegiado começaram na terça-feira (26), com a eleição do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a quem caberá elaborar um parecer recomendando a instauração ou o arquivamento do processo para ser apresentado no dia 4 de maio e votado no dia 6.

A expectativa é que o relatório dele seja submetido ao plenário principal do Senado no dia 11 de maio. Para ser aprovado, é necessário haver maioria simples dos senadores (41 de 81). Se for favorável à instauração do processo, Dilma será afastada da Presidência da República por 180 dias. Nesta hipótese, o vice-presidente Michel Temer assumirá o comando do Palácio do Planalto. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma ataca responsáveis pelo impeachment e chama Cunha de corrupto em público pela primeira vez
Maior exportador de soja do mundo, o Brasil encontra em problemas que afetam seus dois principais concorrentes um espaço para ampliar o seu reinado
https://www.osul.com.br/comissao-do-impeachment-de-dilma-no-senado-realiza-sessao-para-votar-requerimentos-acompanhe-ao-vivo/ Comissão do impeachment de Dilma no Senado realiza sessão para votar requerimentos; acompanhe ao vivo 2016-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar