Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Desastre na prevenção

Compartilhe esta notícia:

ONU (Foto Marcello Casal Jr./ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Quatro anos após a maior tragédia natural do País, na serra fluminense – com mais de mil mortos – a ONU acaba de fechar no Rio de Janeiro o seu escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres. Por falta de apoio.. estratégico. A sede tinha apenas o respaldo do Itamaraty, mas não obteve o da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Ministério da Integração). “O problema nunca foi dinheiro. Nossa meta é prevenção, e a deles (Governo) é resposta”, diz David Stevens, representante da ONU. O caso ocorre a dois meses das fortes chuvas previstas para o verão. O escritório monitorava estudos em 670 cidades no Brasil, com colaboração de outros países.

Tentativa frustrada
O deputado federal Glauber Braga (PSOL) tentou, sem sucesso, sensibilizar o general Adriano, secretário de Defesa Civil.

Tô fora
O ministério respondeu que o caso cabe ao Itamaraty. E informou que o general estava em missões em Mariana e depois no Sul, onde um tornado derrubou casas.

La vie em rose
O prefeito Eduardo Paes vai levar seis jornalistas da equipe à COP 21 em Paris. A comitiva carioca tem 19 integrantes – mais que o Itamaraty (!). Já é produção para 2018.

Saliência universitária
A quinta-feira é esperada com euforia por alunos da Universidade Federal do Amapá. A partir das 17h30 será realizada a “Oficina de Siririca e Chuca”, dentro da programação do Simpósio sobre Gênero e Diversidade. Seja lá como será a aula, não é a primeira vez. ‘Oficina’ similar foi realizada em evento na federal de Ouro Preto há dois anos.

Vergonha alheia
O simpósio surge na esteira da polêmica peça no Sesc de Juazeiro do Norte (CE), onde atores nus fizeram performances intimistas com os ânus alheios. Rendeu discussão nas redes sociais, muitos contrários, dizendo não ser arte. Já ‘chuca’ é… melhor esquecer.

Gilbertinho voa
Alvo suspeito da PF na Operação Zelotes, na qual prestou depoimento, o ex-chefe de Gabinete do presidente Lula Gilberto Carvalho desceu domingo no paraíso fiscal da Cidade do Panamá. Foi na executiva do voo 1204 da Copa. Levava uma pasta vermelha.

Bola de cristal
A médium Adelaide Scritori, da Fundação Cacique Cobra Coral, teve visão de novos fatos perturbadores para Eduardo Cunha. Enviou e-mail para ele e pediu para renunciar.

Contrastes
O mar é de lama em Regência, litoral norte capixaba. A 200 km dali, é lindo e azul no Porto Ubú, no Sul do ES, operado pela Samarco para embarcar o minério de Mariana.

Monopólio (no chão)
O novo aeroporto de Goiânia terá uma só empresa para administrar todos os lojistas, a exemplo do que fez a concessionária da Inframérica no JK em Brasília. Na prática, eliminou-se a possibilidade de vários lojistas concorrerem ao processo licitatório.

Jarbas & Cabral
Forja-se um frevo quente para a folia eleitoral de 2016, que pode surpreender os recifenses. Jarbas Vasconcelos candidato à prefeitura, com Danilo Cabral (PSDB) de vice. Ambos são deputados federais e vão negar. Mas o cozido foi feito dia 7 passado.

Terror não perdoa
Nem a Médicos Sem Fronteira escapa do terrorismo. A MSF deixou a Síria, mas continua auxiliando com equipamentos hospitais da região. O Estado Islâmico sequestrou 14 doutores e enfermeiros, que foram libertados após muita negociação. O caso ocorreu em janeiro de 2014, mas só revelado agora no mais recente boletim.

Defensores do povo
A Associação Nacional dos Defensores Públicos lançou carta por apoio dos movimentos sociais, por mais autonomia e acesso à Justiça pela população vulnerável.

Ponto Final
E o ano está acabando como a política: em lama.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Saída do deputado Baségio funciona como efeito-demonstração
O dia em que os estagiários sumiram!
https://www.osul.com.br/desastre-na-prevencao/ Desastre na prevenção 2015-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar