Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Homem é assassinado a tiros em Cachoeirinha

Dica: saiba como escolher seu peixe para a Sexta-feira Santa

Algumas características do peixe são fundamentais para fazer a escolha certa. (Foto: Reprodução/Pixabay)

Na Semana Santa, os gaúchos substituem o famoso churrasco pelo peixe, em suas mais variadas formas de preparo. Porém, a escolha do produto requer uma série de cuidados para evitar problemas no consumo. Para comprar sem erro, é importante observar algumas características do peixe. Confira as dicas de um dos permissionáris do Mercado Público de Porto Alegre, Ivan Konig, proprietário da peixaria Pescados.

Pele
Ela precisa estar brilhante! Se a coloração for opaca, não é o produto ideal para estar na mesa.

Cheiro
Um item que não passa despercebido nas bancas é o cheiro. “Por isso, o olfato precisa remeter à maresia e não simplesmente a um odor forte”, revela Konig.

Escamas
De acordo com Konig, as escamas também revelam a qualidade do pescado. “As escamas têm de estar firmes ao corpo e não soltar com facilidade””, destaca ele.

Olhos
Os olhos, assim como a pele, precisam estar brilhando e com cores vivas.

Guelras
Outra parte importante a ser observada são as guelras, localizadas no final da cabeça. “Elas devem estar o mais avermelhadas possível. Peixes com guelras rosadas ou em tons de cinza devem ser evitados”, ressalta o permissionário.

 

Outras dicas relevantes compartilhadas pelo proprietário da Pescados do Mercado são “apertar a barriga para ver se a musculatura do animal está firme também pode ajudar. O ideal é que ao apertar o dedo faça uma marca que desapareça rapidamente. Se barriga demorar a voltar ao normal, não deve ser um produto fresco”, ensina.