Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Operação Blecaute prende gerente de estabelecimento em Sapiranga

Dinheiro que entra fácil no caixa

Hoje, o placar eletrônico Impostômetro chegará a 1 trilhão de reais. Toda essa dinheirama saiu do bolso da população, desde o dia 1º de janeiro deste ano, e passou aos cofres públicos na forma de tributos. Em 2016, igual valor foi alcançado a 5 de julho. A diferença de 19 dias indica que a arrecadação tem aumentado o ritmo. Mesmo que a economia esteja estagnada.
Quanto à aplicação dos recursos, sabe-se como anda.

Fim da dúvida

Demorou para que alguns entendessem o motivo pelo qual políticos de vários partidos defendiam a manutenção do ingresso de dinheiro de pessoas jurídicas nas campanhas eleitorais. Agora, fica escancarado: estão no governo e nos parlamentos para representar seus próprios interesses e de empresas e corporações que lhes financiam.

O destino de ser impopular

O governo Temer quase esgotou o repertório de ações generosas. Entre elas, a liberação das contas inativas do FGTS; o aumento do Bolsa Família; a renegociação das dívidas de Estados, municípios e empresas. Mais a possibilidade de reduzir a alíquota do Imposto de Renda para pessoas físicas. Além disso, os juros caem e a inflação está abaixo da meta. Mesmo assim, o ponteiro da aprovação nas pesquisas não se mexe.

Mais um

A 16 de junho do ano passado, o ministro do Turismo, Henrique Alves, pediu demissão. Acusado de participar do petrolão, era o terceiro nome da equipe a cair em cinco semanas de gestão do presidente Michel Temer.

Situação grave

A cada correspondência da União Europeia, pondo em dúvida a qualidade da carne brasileira exportada, tremem os alicerces do setor no Rio Grande do Sul. Amanhã, vão se completar três meses do começo da Operação Carne Fraca. A cúpula do Ministério da Agricultura deve dar um ponto final nas dúvidas ou pedir para ser substituída por falta de competência.

Reconhecimento

O Grupo Hospitalar Conceição é segundo no Rio Grande do Sul e o nono do Brasil, conforme o ranking organizado pelo Laboratório de Cibermetria, do Conselho Nacional de Pesquisa, o maior organismo público de pesquisa da Espanha. O levantamento foi realizado em 214 instituições de saúde com base no critério de volume, visibilidade e impactos de suas publicações na Web.

Tempos passados

A certeza da impunidade era um dos maiores incentivos para o cometimento de ilícitos. Na sucessão de episódios, quebraram o País.

Lugar para espertos

Uma das lições da política é a ausência de vazios. Espaços que se abrem são logo preenchidos, mesmo que por corruptos, ladrões do dinheiro público. Em muitas ocasiões, faltou acompanhamento e fiscalização da parcela esclarecida da população.

Violência anunciada

Um ano e sete meses após a invasão do prédio público, na General Câmara com Andrade Neves, era previsível que a desocupação envolvesse confronto.

O impossível acontece

A blitz da Balada Segura flagrou um carro-guincho com IPVA atrasado e o motorista sem habilitação. Foi guinchado, claro.

Sucesso de bilheteria

Escritores de Hollywood querem levar Joesley Batista às telas. Agentes se movimentam para negociar a venda de direitos. Títulos sugeridos: A Delação do Século ou Aventuras de um Trambiqueiro.

Um dia depois do outro

A rotina em Brasília se resume a administrar o escândalo de hoje para enfrentar o de amanhã.

Deixe seu comentário: