Terça-feira, 01 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2020
"Temos uma base aérea extraordinariamente cara que está lá", declarou Trump
Foto: Divulgação/Casa BrancaO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as tropas americanas só deixarão o Iraque se Bagdá pagar pela base aérea construída pelos EUA no país. A resposta foi uma reação do republicano após o Parlamento iraquiano aprovar uma resolução pela saída e encerramento das atividades de tropas estrangeiras no país do Oriente Médio.
A decisão foi tomada depois que um ataque dos Estados Unidos matou o segundo homem mais poderoso do Irã, o general Qassem Soleimani, em Bagdá. Trump também ameaçou impor ao Iraque sanções ainda mais pesadas do que aquelas que adotou contra o Irã. “Temos uma base aérea extraordinariamente cara que está lá. Custou bilhões de dólares para ser construída, muito antes de mim [na presidência] . Não vamos embora a menos que nos paguem”, afirmou Trump no domingo (05).
Ele ainda rebateu as críticas contra possíveis ataques ao Irã. “Eles podem matar o nosso povo, torturar, lançar bombas, mas a gente não pode tocar nos lugares históricos deles? Não funciona assim”, disse.