Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump nervoso, indireta do presidente da França a Bolsonaro e Michel Temer deixado de lado: Veja como foi a cúpula do G20 em Buenos Aires

Compartilhe esta notícia:

O presidente Michel Temer participou de sua última cúpula do G20 longe do status de protagonista internacional. (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

Da irritação do presidente americano Donald Trump com o aparelho de tradução ao reforço da importância de se discutir as mudanças climáticas. Do atraso da chanceler alemã Angela Merkel à disputa comercial entre China e Estados Unidos. O G20 deste ano foi marcado por momentos apreensivos, mas também pelo bom humor, como o balão inflável, erguido por manifestantes, que retratava Donald Trump como um grande bebê.

O portal de notícias UOL listou alguns pontos que mais marcaram as reuniões do G20, que aconteceram nos últimos dois dias em Buenos Aires (Argentina).

Disputa EUA x China

Aumento das tarifas sobre o aço, retaliações chinesas e críticas ao multilateralismo. A disputa entre China e Estados Unidos, além de permear praticamente todas as discussões do G20, aprofundou a polarização entre protecionismo e globalização. Após jantar com Xi Jinping no sábado (1), Trump afirmou que tem uma “relação incrível” com a China e que a cooperação dos dois países pode ser importante para a paz mundial.

Trump e Putin

Desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, as relações entre este país e os EUA têm se desgastado continuamente. Na última semana, navios russos dispararam contra embarcações ucranianas na costa da Crimeia, o que aprofundou a crise entre Estados Unidos e Rússia. Como retaliação, Trump cancelou o encontro que faria com Vladimir Putin no G20.

Trump se irrita

Logo no começo da cúpula, Trump se irritou com a tradução feita durante seu encontro com o argentino Maurício Macri e tirou da orelha o aparelho que emitia a tradução simultânea. Ele reclamou que estava compreendendo Macri melhor ouvindo o próprio espanhol do que por intermédio do aparelho. Quando Macri terminou as apresentações, Trump retirou o objeto e o atirou ao chão. “Entendi melhor no seu idioma do que no aparelho”, disse o presidente dos EUA.

Bebê Trump

Ele apareceu pela primeira vez durante a visita de Donald Trump a Londres, no meio do ano, e durante o G20 se transformou na grande atração dos protestos. Elaborado pelo norte-americano Robert S. Kennedy, o balão inflável do ‘bebê Trump’ – que mostra o presidente em uma cor alaranjada, com um grande topete e uma fralda – podia ser avistado de longe pelos manifestantes de Buenos Aires.

Temer e Brasil viram coadjuvantes

O presidente Michel Temer participou de sua última cúpula do G20 longe do status de protagonista internacional, papel que o país desempenhou durante os últimos anos. A avaliação é de analistas ouvidos pelo UOL e foi confirmada com a agenda do evento, onde Temer realizou encontros bilaterais com apenas dois representantes: os primeiros-ministros da Austrália, Scott Morrison, e de Singapura, Lee Hsien Loong.

Brasil apoia Acordo de Paris

Mesmo com as críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro ao compromisso climático firmado no Acordo de Paris, Michel Temer afirmou que acredita na permanência do país no tratado. “Não creio que haverá modificação nessa posição. Não tenho nenhum dado concreto que me permite ver outra posição”, disse o presidente, que também manifestou apoio ao acordo em uma reunião informal do Brics, bloco de países emergentes que reúne Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul.

Indireta a Bolsonaro

O presidente francês, Emmanuel Macron, alfinetou Jair Bolsonaro por causa das posições do capitão da reserva acerca do Acordo de Paris. Segundo Macron, os acordos comerciais da União Europeia com o Mercosul dependem do respeito dos países sul-americanos ao tratado climático. “Não sou a favor de assinar grandes pactos comerciais com potências que já anunciaram que não respeitarão o Acordo de Paris”, afirmou o líder francês.

Temer sai mais cedo

Contrariando as previsões, o presidente do Brasil, Michel Temer, deixou a Argentina na tarde deste sábado e passou a noite em São Paulo. Havia a expectativa de que ele concedesse uma entrevista coletiva em Buenos Aires no final da tarde, mas ela não se concretizou. A volta antecipada de Temer reforçou o papel coadjuvante do Brasil nesta edição do G20. Ao contrário das cúpulas anteriores, o país teve uma passagem silenciosa no evento.

Atraso de Merkel

O voo da chanceler alemã Angela Merkel para o G20 em Buenos Aires teve de ser interrompido por falhas técnicas. A aeronave oficial de Merkel, batizada de Konrad Adenauer, sobrevoava a Holanda quando houve a decisão dos pilotos de retornar. Por conta das falhas no avião, Merkel perdeu a abertura do G20 e, consequentemente, a tradicional foto para qual os líderes dos países posam no começo do evento.

Pequeno tremor

Um tremor de magnitude 3,8, considerada de nível baixo, atingiu os arredores de Buenos Aires na manhã da última sexta-feira (30), enquanto a cidade recebia líderes das principais economias do planeta na cúpula do G20. O epicentro foi na região de Esteban Echeverría, na Grande Buenos Aires, a 50 quilômetros do local onde o presidente argentino, Mauricio Macri, recebia os líderes mundiais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O deputado federal Jean Wyllys disse que teme ter o mesmo fim de Marielle
A Coreia do Norte quer união com a Coreia do Sul, mas em um regime de separação política
https://www.osul.com.br/donald-trump-nervoso-indireta-do-presidente-da-franca-a-bolsonaro-e-michel-temer-deixado-de-lado-veja-como-foi-a-cupula-do-g20-em-buenos-aires/ Donald Trump nervoso, indireta do presidente da França a Bolsonaro e Michel Temer deixado de lado: Veja como foi a cúpula do G20 em Buenos Aires 2018-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar