Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Ernani Polo fala sobre os dois momentos da agricultura no Estado

Compartilhe esta notícia:

Ernani Polo fala na Federasul. Foto: banco de dados

O agronegócio está vivendo duas situações distintas no Rio Grande do Sul em 2017, segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. As boas produções em termos de volume e os resultados nas safras colhidas na última temporada preenchem de otimismo o segmento. “Os investimentos feitos em tecnologia pelos produtores rurais e o clima facilitaram o ganho no processo”, explica Ernani. Mas em contraponto, a lucratividade é preocupante, afirmou ele durante o Tá Na Mesa, na Federasul no início da tarde desta quarta-feira (12).

“Produtividade não é sinônimo de rentabilidade”, destaca o secretário. A redução do preço dos produtos obteve uma queda de 30% devido a queda do dólar. Durante a safra, a moeda alcançou 3 reais e 60 centavos e, hoje, registra 3 reais e 15 centavos. Na avaliação de Ernani, a venda está comprometida e acredita que em termos de movimento financeiro a produção deve se igualar ou ser inferior ao ano passado.

O escândalo que abalou o comércio das carnes no Brasil no último mês também surtiu reflexos no RS. O valor da carne também apresentou queda expressiva. “Vamos deixar muito claro a situação pela qual estamos passando. Normalmente, quando se tem uma boa produtividade, as coisas andam bem. Mas não é o que está acontecendo atualmente”, acrescenta Ernani.

A logística do transporte das cargas foi outro ponto abordado pelo secretário. Conforme ele, é um segmento trabalhado fortemente nas secretarias da Agricultura e de Transportes. “É um desafio, pois dependemos de investimentos e equipamentos. Mas nosso objetivo é melhorar cada vez mais nossas estradas. Somos dependentes delas para a chegada dos produtos em seus respectivos destinos”, enfatiza.

Ernani Polo também se mostrou preocupado com a polêmica do Fundo Rural. “A decisão nos pegou de surpresa. Entendemos que para todo o cidadão ter direito a aposentadoria ele deve contribuir. Mas a cobrança dupla, perante o recolhimento do Fundo Rural e também pelo INSS é uma injustiça”, finaliza. A situação segue em briga no campo jurídico.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Começam os preparativos para a I Mostra Elite Design na Capital
EGR já é a maior administradora de rodovias do Brasil
https://www.osul.com.br/ernani-polo-fala-sobre-os-dois-momentos-da-agricultura-no-estado/ Ernani Polo fala sobre os dois momentos da agricultura no Estado 2017-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar