Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Eurogrupo encerra nova reunião sobre Grécia sem acordo

Compartilhe esta notícia:

"Nós agora vamos informar os líderes, nós encerramos nossa discussão", disse o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem (Foto: Geert Vanden Wijngaert/AP)

Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro (Eurogrupo) terminaram a reunião deste domingo (12), sem a definição de um acordo que permita conceder um terceiro pacote de ajuda financeira à Grécia.

“O Eurogrupo terminou. Passamos a tarefa à cúpula de líderes do euro”, disse ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, que participou da reunião, e que também revelou que foram obtidos “progressos”.

A questão agora será levada para os 19 chefes de Estado e de Governo da zona do euro, que se reúnem ainda neste domingo. “Nós agora vamos informar os líderes, nós encerramos nossa discussão”, disse o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. “Nós fizemos muitos progressos, mas algumas grandes questões ainda estão em aberto. Então nós vamos apresentá-las aos líderes de governo e a decisão será deles”, afirmou.

Os ministros das Finanças e da Economia da zona do euro voltaram a discutir neste domingo a ajuda à Grécia. No sábado (11), a reunião do Eurogrupo durou sete horas e terminou sem acordo. Para facilitar a negociação, a UE (União Europeia) decidiu cancelar um encontro de cúpula extraordinária dos 28 líderes prevista para este domingo, para dar mais tempo à Eurozona para obter um pacto.

A agência de notícias Reuters divulgou o que seria um esboço da declaração do Eurogrupo. Segundo a agência, o texto diz que a Grécia não será capaz de começar as negociações para receber um terceiro pacote de ajuda financeira até que faça mudanças no seu imposto sobre o comércio e no seu sistema de aposentadorias, além de fortalecer a independência da agência de estatísticas.

Os ministros estiveram reunidos por mais de sete horas no sábado para avaliar as propostas apresentadas na véspera pelo governo grego em troca de ajuda financeira ao país, que tem dívidas superiores a 150% de seu PIB (Produto Interno Bruto).

O grupo reconheceu as dificuldades no debate. “Foram discutidas as questões de credibilidade e confiança, além das questões do financiamento relacionadas, mas não chegamos a uma conclusão”, afirmou o holandês Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo. “Ainda é muito difícil, mas o trabalho ainda está em progresso.”

Sob a presidência dele, o fórum começou às 10h30min (horário de Brasília) a analisar o plano de reformas solicitado pelo governo de Alexis Tsipras para que a Grécia receba um novo resgate, por um período de três anos e por um valor de cerca de 50 bilhões de euros.

As últimas propostas do governo grego, no entanto, estão longe de serem suficientes para a concessão de um terceiro pacote de ajuda financeira a Atenas, disse o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, em Bruxelas. “A confiança foi destruída de uma maneira inacreditável nos últimos meses”, disse o alemão, acrescentando que não poderia “confiar em promessas” para aceitar continuar a ajudar a Grécia. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Força eleitoral de Lula resiste mesmo após a sua condenação em um dos processos na Operação Lava-Jato
Regulador chinês obriga corretoras a revisarem negócios após crise na Bolsa
https://www.osul.com.br/eurogrupo-encerra-nova-reuniao-sobre-grecia-sem-acordo/ Eurogrupo encerra nova reunião sobre Grécia sem acordo 2015-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar