Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Força Aérea Brasileira lança uma campanha para chamar atenção sobre o risco de soltar balões

Compartilhe esta notícia:

FAB lançou vídeo educativo sobre o Risco Baloeiro. (Foto: Reprodução)

Um alerta da Aeronáutica: nesta época de festas juninas, o número de balões no céu aumenta até 75%. Uma brincadeira perigosa principalmente para a segurança dos voos no País.

Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No meio do pátio dos aviões particulares, um balão cai e pega fogo. Em poucos segundos, as chamas atingem a vegetação que também se incendeia, enquanto outro balão sobe por trás da mata. A imagem foi registrada no sábado (10) à noite e os bombeiros tiveram que ser acionados para evitar um desastre.

No mesmo dia, outro balão caiu no setor administrativo do aeroporto. A tocha ficou acesa e, mais uma vez, os bombeiros tiveram que correr para evitar um incêndio.

Acidentes

O perigo é grande e frequente. O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, divulgou um balaço do número de balões avistados em todo o país. Em 2014, foram 336. Em 2015, quase a mesma quantidade. Mas em 2016, foram 510. Um aumento de 57%.

Em 2017, foram avistados 134 balões entre janeiro e abril. Mas esse número deve crescer bastante. Junho é o pior mês do ano para enfrentar esse problema. O tempo fica seco, chamas se espalham com mais facilidade. E, segundo o Cenipa, o número de balões no céu aumenta 75% em relação à média anual.

O balão flagrado pela equipe do Jornal Nacional caiu ao lado do Aeroporto de Congonhas. Outro registrado na sexta-feira (16), estava perto do aeroclube de Campinas.

“Uma brincadeira talvez inconsequente pode resultar numa tragédia. Num cenário especifico e provável, um balão pode derrubar uma aeronave”, diz o especialista em segurança de voo major Daniel Duarte Peixoto.

Festas

A FAB (Força Aérea Brasileira) lançou uma campanha educativa para chamar atenção sobre o risco de soltar balões na temporada de festas juninas. O vídeo lançado pela FAB é inspirado na literatura de cordel. O material de aproximadamente 1 minuto e meio, produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, foi idealizado para ajudar na orientação e da população sobre os riscos causados à aviação quando um balão é solto. A prática, além de ser crime, pode provocar graves consequências.

Perigo para quem está no chão também. Na semana passada, moradores de Sorocaba, no interior de São Paulo, registraram a queda de um balão bem perto da rede elétrica. Uns atingiram a fiação em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Em São José dos Campos, um balão caiu em cima dos telhados. Pegou fogo. Pedaços em chamas foram em direção às casas. Por sorte não provocaram um incêndio.

Crime

Soltar balão é crime ambiental. A pena vai de multa a prisão de um a cinco anos. De acordo com o artigo 261 do Código Penal, “expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar a navegação marítima, fluvial ou aérea”. (AG e FAB)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Medida Provisória que amplia os poderes punitivos do Banco Central registra, até o momento, 22 emendas
Aliados dizem que o presidenciável Jair Bolsonaro não vai mais para as ruas fazer campanha
https://www.osul.com.br/fab-lanca-campanha-para-chamar-atencao-sobre-o-risco-de-soltar-baloes/ A Força Aérea Brasileira lança uma campanha para chamar atenção sobre o risco de soltar balões 2017-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar